Alimentação pós-covid

Foto: Divulgação

Por Karissa Giarola Galliano*

Com a inexistência de medicamentos específicos para cura do covid-19, a única certeza que temos é que a alimentação continua sendo a melhor solução para o fortalecimento do nosso sistema imunológico e é a grande aliada na recuperação pós-covid.

Tem sido cada vez mais comum receber pacientes em fase de recuperação da doença. E o mais importante nesses casos é o de reforçar a imunidade destes pacientes.

Alguns fatores como idade avançada, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, excesso de peso aumentam o risco de complicações pela covid-19. E já há evidências de que alimentação desequilibrada, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica e tabagismo também estão associados com a maior gravidade da doença.

Karissa é nutricionista | Foto: Divulgação

Muitas pessoas relatam sentir ainda muita fadiga, cansaço e indisposição após pegar a covid-19, e a alimentação pode te ajudar.

É muito comum que pacientes que receberam alta se sintam mais fracos, sem vontade de comer e que tenham emagrecido. A alimentação adequada ajuda a evitar a perda de peso e retomar aos poucos a energia para atividades diárias.

Há muitos relatos de aumento da glicemia no sangue, após a infecção pelo coronavírus, e por isso é importante prestar atenção na qualidade dos alimentos. Separei alguns alimentos para você que teve covid inserir na sua rotina alimentar.

A ingestão de oito a 10 copos diários de água filtrada por dia também é importante para a hidratação pós-covid.

Evitar carboidratos refinados, como açúcar, pães, farinha branca. Deve haver uma melhora no consumo de proteínas (carnes, frangos, peixes, ovos) para recuperar a massa muscular que pode ter sido perdida durante os dias de repouso e/ou internação.

Aumente o consumo de micronutrientes como zinco (carne vermelha, amêndoas, semente de abóbora), selênio (ovos, arroz, feijão, castanha do pará) vitaminas do complexo B, vitamina C (brócolis, couve, manga, laranja) e vitamina D (salmão, ovos, carne vermelha).

A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças. Não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde, mas uma dieta equilibrada com um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores.

*Karissa Giarola Galliano é nutricionista. CRN 15978 | @nutricionista_karissa_giarola | (11) 96909-6366 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here