Diversidade nas empresas: especialista comenta as vantagens

A diversidade é peça-chave para ideias inovadoras, segundo a gestora de RH, Aliesh Costa | Foto: Freepik

Diversidade e inclusão (D&I) é um conceito de Recursos Humanos (RH) que propõe uma pluralidade no ambiente corporativo, com a contratação de profissionais de diferentes nacionalidades, crenças, orientações sexuais, idades, gêneros e regiões, além da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). Empresas que valorizam a diversidade tornam-se mais competitivas e melhoram seus resultados, segundo a gestora de RH e CEO da Carpediem RH, Aliesh Costa.

De acordo com a especialista, profissionais de origens diversas têm opiniões distintas sobre as temáticas que surgem no dia a dia, o que amplia a visão de mundo da empresa. Além disso, cria-se uma atmosfera acolhedora, colaborativa e estimulante. “Em um ambiente empresarial no qual se respeitam as diferenças, vemos uma redução nos conflitos, além de maior engajamento dos colaboradores. E, ainda, notamos melhorias no clima organizacional e a equipe se torna mais criativa”, afirma Aliesh.

Com isso, a especialista lista abaixo quatro motivos para apostar na diversidade:

Maior atração e retenção de talentos
A diversidade melhora o employer brand (credibilidade da empresa como marca empregadora). Ou seja, se uma companhia é reconhecida pela diversidade, cada vez mais pessoas de diversas comunidades e culturas, que trazem consigo experiências únicas, vão querer se juntar a ela. Há pesquisas que mostram que colaboradores de empresas plurais têm mais engajamento e disposição para ir além, colocando em prática o máximo de seu potencial criativo.

Mais inovação
A diversidade é peça-chave para ideias inovadoras. Explica-se: juntas, pessoas com vivências e perspectivas diferentes geram um repertório cultural riquíssimo, o que as torna capazes de propor novas alternativas para as mais diversas questões e desafios.

Redução de conflitos
Nas empresas com diversidade, o respeito e a tolerância às diferenças estimulam a capacidade de escutar e de buscar acordos entre profissionais, fazendo com que estes lidem com mais facilidade e flexibilidade com as divergências.

Fortalecimento de imagem
Quando se investe na diversidade, a empresa está assumindo uma postura consciente e alinhada com impactos positivos para a sociedade. Além disso, práticas empresariais socialmente responsáveis trazem credibilidade ao negócio e facilitam a obtenção de créditos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here