Equilíbrio financeiro e saúde emocional

Biagioni Junior destaca a necessidade de bons hábitos financeiros, para uma vida equilibrada | Foto: divulgação

*Por Sérgio Biagioni Junior 

Quem nunca ouviu aquela famosa frase do economista, professor e ex-político brasileiro, António Defim Netto, que diz: “A parte mais sensível do corpo humano é o bolso.”

Você pode e tem total direito de não concordar com ela, mas com certeza, todas as vezes que “mexem” em seu bolso ou suas finanças se desequilibram, você fica preocupado, estressado, ansioso, perde noites de sono, sem contar a enxaqueca, as dores de estomago e uma tensão muscular terrível.

Portanto, inevitavelmente temos uma relação bem forte com este “meio de pagamento” chamado dinheiro, chegando ao ponto de desencadear diversos problemas físicos e mentais, sempre nossas economias saem dos eixos.

Mas, dinheiro é necessário e está presente desde o primeiro dia de nossas vidas até nosso último suspiro, portanto, precisamos aprender a lidar com as várias turbulências que ocorrerão durante esta “viagem”, ou seja, precisamos manter uma relação saudável com o dinheiro.

O que eu quero dizer com isto?

Ora, se para manter a boa saúde do corpo e da mente é necessário ter bons hábitos de alimentação, de prática de esportes e momentos de lazer, no universo financeiro, segue-se o mesmo preceito, ou seja, precisamos ter bons hábitos financeiros.

E quais são alguns destes “hábitos financeiros”?

Ser financeiramente organizado; estabelecer prioridades de consumo; separar dinheiro para momentos de lazer; poupar sempre e manter uma reserva financeira que suporte seis meses de suas despesas fixas mensais.

Assim, provavelmente, sua relação com o dinheiro será mais amigável. Boa sorte!

*Sérgio Biagioni Junior trabalhou mais de 25 anos no mercado financeiro, é formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos. Cursa pós-graduação na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais. Atualmente é mentor e planejador financeiro especializado em profissionais liberais, pessoas físicas e finanças familiares. E-mail falandofacil123@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here