Especialista comenta estratégias de discurso para impactar qualquer público

“Os americanos têm até um famoso termo chamado ‘elevator pitch’, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador”, comenta a especialista Cristiane Romano | Foto: divulgação

Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber as atividades que envolvem nossa função, temas importantes e até curiosidades pessoais. Quando estamos em ambientes diferentes, com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, pode ocorrer aquele “frio na barriga”, segundo a fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Romano, que comenta algumas dicas, para este momento.

“Parece que essa frase (“E você, o que faz”?) desencadeia um processo dentro da gente em que ocorrem duas situações: primeiro, queremos nos ‘vender bem’ e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos, porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo”, explica Cristiane.

De acordo com a especialista, se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. “Devemos simplificar e flexibilizar nossa mensagem. Principalmente se não houver familiaridade com o público. É a alternativa mais eficaz quando queremos causar um impacto positivo, de modo que o outro tenha a percepção correta da nossa imagem. Os americanos têm até um famoso termo chamado ‘elevator pitch’, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador”.

Confira a seguir as cinco dicas de Cristiane, para se destacar em qualquer ambiente profissional, por meio de uma boa oratória:

1- Defina como quer se posicionar
O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.

2- Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação
Descubra que interesses tem o seu interlocutor, então, comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.

3- Use palavras que todo mundo entende
Sabe aquele jovem que nasceu depois de 1990 e sabe tudo sobre programação? Se você entende o que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo sem ser da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática em outros eventos. Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou break-even.

4- Pratique
Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal.

5- Atualize-se sempre
“Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais”, finaliza Cristiane.

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