Saiba como promover o desenvolvimento de lideranças na empresa

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“O melhor mesmo é promover um ambiente em que as pessoas se sintam bem engajadas”, afirma Xavier | Foto: Divulgação

Por Renato Xavier, diretor de operações da Cesta Nobre

O mercado de trabalho e a própria competição entre as empresas têm requisitado a busca por verdadeiros líderes e não mais simples chefes ou gestores. Assim, o desenvolvimento de lideranças se tornou tanto um desafio quanto uma necessidade para as organizações que querem crescer e permanecer no mercado.

Mas diante de cenários empresariais tão diversos, como é possível identificar e desenvolver um líder? Neste post há algumas dicas que podem ajudar. Continue a leitura e saiba mais!

Identifique perfis de interesse na sua empresa
A primeira coisa a se fazer é, justamente, identificar o tipo de líder que poderá contribuir mais para a empresa e está mais de acordo com a estrutura e a cultura da organização. O fato é que existem diferentes tipos de líderes e, para desenvolvê-los é necessário entender suas características.

Para isso, é preciso conhecer bastante todas as peculiaridades da empresa. Não apenas aquilo que é visível, como o tamanho, o tipo de hierarquia e a localização, como também (e principalmente) aqueles detalhes que a diferencia de todas as outras, como o clima e o relacionamento entre os colaboradores.

Forneça autonomia aos colaboradores
Para muitos gestores essa dica pode ser complicada. Mas a delegação de responsabilidades é uma das formas mais eficazes de fazer o desenvolvimento de lideranças. Além de ajudar no aprendizado e no crescimento profissional, o colaborador se sente mais motivado e valorizado pela empresa.

Em alguns modelos organizacionais pode ser muito difícil dar mais liberdade aos colaboradores. Isso não significa ser impossível. A partir do momento que se conhece a organização a fundo, fica mais fácil saber o que pode ou não ser delegado e por quanto tempo.

Incentive o aprendizado constante
Não existe líder que não busca adquirir novos conhecimentos a todo momento. Até as próprias experiências profissionais do dia a dia devem servir para se aperfeiçoar. Esse, inclusive, é um ponto a ser considerado para identificar um perfil de liderança.

No entanto, a vontade do colaborador não é suficiente para que ele se torne um líder. A empresa também deve incentivar e ajudar a promover o aprendizado dele o tempo todo, tanto por meio de cursos e treinamentos, quanto pelo discurso motivacional. E é bom lembrar da necessidade de dar oportunidades para ele crescer, apresentar ideias e alcançar objetivos.

Promova uma cultura de desenvolvimento de lideranças
Não adianta tentar desenvolver líderes sem criar uma verdadeira cultura em torno desse ideal. Todas as pessoas que participam da organização devem entender a importância e contribuir para o desenvolvimento de lideranças.

Para tanto, é importante realizar seminários, cursos e treinamentos, campanhas de comunicação interna e programas de ouvidoria. Os colaboradores devem se sentir motivados a se desenvolverem como profissionais e que a empresa contribui para isso.

Mantenha um ambiente organizacional saudável
E por falar em cultura organizacional e clima, é bom destacar que eles precisam ser agradáveis. Algumas empresas incentivam demais a competição entre os colaboradores acreditando que assim vão estimular o surgimento de líderes, mas acabam criando um desconforto geral.

O melhor mesmo é promover um ambiente em que as pessoas se sintam bem engajadas, entendendo que realmente fazem parte de um projeto bem maior e que depende do empenho de todos.

Enfim, a própria rotina da sua empresa vai mostrar algumas formas de fazer o desenvolvimento de lideranças. Com o tempo, é necessário saber o que está dando certo e, se for preciso, mudar a estratégia.

*Renato Xavier é diretor de operações da Cesta Nobre.

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