Começa vacinação de idosos entre 85 e 89 anos em Santo André

Imunização começou por munícipes acamados e será realizada em formato drive-thru neste fim de semana | Foto: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André começou nesta última quarta-feira (10) a realizar vacinação de idosos entre 85 e 89 anos contra a covid-19. A imunização teve início pelos munícipes que estão acamados e será realizada no fim de semana para os demais moradores dessa faixa etária, em sistema drive-thru.

O prefeito Paulo Serra comenta o andamento da imunização. “A chegada de novas doses nos permite concluir a primeira etapa de vacinação dos profissionais da Saúde da linha de frente, que receberão a segunda dose, e iniciar a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais. Seguimos pedindo celeridade na liberação de vacinas por parte dos governos federal estadual, para garantir agilidade e eficiência na imunização da nossa gente. Onde tiver vacinas, vamos atrás para viabilizar”, afirma.

A primeira vacinada deste público foi a aposentada Clarice Zangerolimo, de 86 anos, moradora do Jardim Bela Vista, que recebeu equipes da Secretaria de Saúde na tarde de ontem (10).

O filho da aposentada, Roberto Zangerolimo, ficou emocionado no momento da imunização em sua residência. “Este momento histórico é uma garantia a mais nos cuidados com a minha mãe, que já está com 86 anos. Estávamos aguardando a chegada dessa vacina para ficarmos mais tranquilos”, destaca.

As vacinas que serão aplicadas nesta faixa etária fazem parte de um lote de 16.808 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, que chegaram a Santo André nesta última quarta-feira (10).

A imunização dos idosos entre 85 e 89 anos que não estão acamados será realizada neste sábado (13) e domingo (14), em sistema drive-thru, no Paço Municipal, na Craisa e no Estádio Bruno Daniel, das 8h às 17h. É necessário fazer cadastro pelo site http://psa.santoandre.br/vacinacovid. O público-alvo é de aproximadamente 6 mil pessoas.

Segunda dose em profissionais da Saúde
O novo lote de Coronavac recebido nesta quarta será utilizado também para aplicar a segunda dose nos profissionais da Saúde da linha de frente que começaram a ser imunizados em 19 de janeiro. A imunização deste público ocorrerá a partir desta quinta-feira (11) em seus postos de trabalho. Neste caso, não é necessário realização de cadastro.

Santo André recebeu até o momento 48.678 vacinas, sendo 11.360 para completar a vacinação por meio da aplicação de segunda dose. Chegaram à cidade 8.740 doses de Oxford/AstraZeneca e 39.938 de Coronavac.

O município já vacinou 25.506 pessoas. A imunização contra a Covid-19 é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que mais doses são enviadas ao município, novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação serão divulgadas.

Em caso de dúvidas e informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004, além do e-mail saude@santoandre.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here