Ferramenta do Banco Central possibilita checar uso indevido de CPF e dívidas

Ferramenta gratuita “Registrato” permite consulta a relatórios de chaves Pix, empréstimos e contas em banco, por exemplo | Foto: Freepik

Recentemente, dados pessoais de diversos brasileiros foram vazados por hackers na internet, inclusive, na dark weeb (área da internet voltada a práticas criminosas). Com isso, muitas pessoas se questionam se foram vítimas de algum crime. Com isso, uma ferramenta do Banco Central (BC), chamada Registrato, permite que qualquer cidadão verifique se alguém se aproveitou desses dados, para abrir uma conta ou fazer um empréstimo, por exemplo.

Desta maneira, o Registrato permite consulta gratuita a relatórios de chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas em banco, entre outras informações.

Para realizar a consulta, basta acessar https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato e realizar o cadastro prévio gratuito. Qualquer cidadão com Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) válido pode utilizar o sistema. Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre a ferramenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here