Pesquisa Vanpro aponta nível de estresse nas equipes das agências

Sondagem do Sistema SINAPRO/FENAPRO mostra que 71% são impactadas por tensão e estresse, em proporção moderada, alta ou muito alta. Por outro lado, o clima no trabalho é visto como muito positivo por 70% dos entrevistados, e a motivação é alta para 41%

s equipes com maior nível de tensão atuam no grupo de empresas com receita acima de R﹩ 10 milhões. Foto: Anthony Shkraba/Pexels
A nova edição da pesquisa VanPro, importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas do setor, realizada pelo sistema SINAPRO/FENAPRO e relativa a setembro (ou ao final do segundo trimestre), mostrou que os níveis de tensão e estresse nas equipes das agências de propaganda brasileiras são considerados moderados pela maioria das lideranças entrevistadas (48%), e são vistos como muito altos, segundo 23% delas. Ou seja, 71% das equipes são impactadas, em maior ou menor grau, pelo problema, na visão das lideranças das agências, em comparação a apenas 29% das que consideram o nível de tensão e estresse no trabalho baixo ou muito baixo.

A questão do alto nível de tensão e estresse nas agências de propaganda foi recentemente apontada em iniciativa conjunta da FENAPRO, ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e ABRADI (Associação Brasileira de Agentes Digitais), e esta pesquisa buscou levantar a visão das lideranças e medir a dimensão do problema.

As equipes com maior nível de tensão atuam no grupo de empresas com receita acima de R﹩ 10 milhões, sendo apontado como muito alto por 47% delas; como médio, por 43% e como baixo, por 10% das agências.

Apesar disso, o clima no ambiente de trabalho apontou resultados bastante positivos: 70% das lideranças das agências entrevistadas o avaliam como bom ou muito bom; 27%, como mediano, e apenas 3% como ruim ou muito ruim.

O nível de motivação também é visto como expressivo: 41% das lideranças das agências o consideram alto ou muito alto; 50,5%, como médio e 8,5%, como baixo ou muito baixo. Esses dados se correlacionam com os níveis de estresse – entre os entrevistados que reportam estresse alto ou muito alto, apenas 21% avaliam a motivação das equipes como alta ou muito alta. Já entre as empresas que reportaram estresse baixo ou muito baixo, 64% avaliaram a motivação das equipes como alta ou muito alta.

O presidente da FENAPRO, Daniel Queiroz, observa que é recomendável que as agências realizem pesquisas de clima, para avaliar se é possível um bom clima em um quadro de sobrecarga de trabalho, e porque o clima positivo não se reverte em motivação.

Sobre o turnover no primeiro semestre, ele foi inferior a 5% do quadro de colaboradores em 41% das agências, enquanto, em 32% delas, se situou entre 5% e 15%, e, em 27% das agências, foi superior a 15% no primeiro semestre.

Perfil das agências entrevistadas

O perfil predominante dos participantes da sondagem VanPro é de agências full-service (96%), sendo 41% com faturamento até R4 1 milhão: 28%, entre R﹩ 1 milhão e R﹩ 3 milhões; 10% entre R﹩ 3 milhões e R﹩ 5 milhões; 11%, entre R﹩ 5 milhões e R﹩ 10 milhões e outros 10% acima deste patamar. A maioria das empresas têm mais de 20 anos de existência (39%) ou entre 11 e 20 anos (37%); 91% são associadas ao Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) de seu estado e 78% ao CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

Para acessar a pesquisa acesse: https:/bit.ly/vanpro-2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here