Aumenta demanda por apoio psicológico em empresas

Procura pelo serviço Apoio Pass, da Sodexo Benefícios e Incentivos, que oferece também orientação psicológica cresceu 597% entre abril e agosto | Foto: Freepik

A saúde mental nunca teve tanta importância para empresas, gestores de recursos humanos e funcionários quanto neste momento de pandemia causada pela Covid-19. Segundo pesquisa feita pela Sodexo Benefícios e Incentivos, entre junho e julho, com mais de 7 mil pessoas, 14,80% dos entrevistados afirmaram que desejam que seus empregadores lhes ofereçam o benefício de apoio psicológico. Outro dado, levantado pela Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), mostra que 75% das empresas desenvolveram ações para oferecer esse auxílio aos colaboradores neste período.

Neste cenário, a Sodexo observou que existe, entre as companhias, uma tendência em ofertar aos funcionários benefícios que proporcionem mais saúde, qualidade de vida e que ajudem nas demandas da vida fora do escritório. Só entre abril e agosto deste ano, a procura pelo serviço Apoio Pass, oferecido pela Sodexo em parceria com a Optum, subiu consideravelmente, atingindo uma alta de 597%. Disponibilizado aos colaboradores, com extensão aos dependentes, o atendimento oferece apoio psicológico, orientação financeira, social e jurídica.

Segundo a supervisora de produtos da Sodexo, Raquel Guerreiro: “Além do isolamento social, as pessoas estão sendo impactadas de diferentes formas, passando por desafios financeiros e questões emocionais como medo, ansiedade, e, infelizmente, a perda de entes queridos e não sabem como lidar com todas essas situações ao mesmo tempo. O nosso objetivo é apoiar empresas e colaboradores no enfrentamento destas questões que interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas e dos negócios. Nesse sentido, o programa se apresenta como uma solução estratégica ao gestor de pessoas por atender as necessidades do colaborador em todos esses pilares de vida agora e no cenário de pós pandemia”, afirma.

Para a Sodexo, esses tipos de benefícios são os que devem continuar sendo demandados daqui em diante, mesmo após o fim da pandemia. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas. O Brasil também ocupa o primeiro lugar na lista dos países mais ansiosos do mundo, com cerca de 9,3% da população diagnosticada com o problema.

Nas questões psicológicas, o Apoio Pass oferece orientação especializada em situações traumáticas para problemas como ansiedade, vícios, relacionamentos com equipe de trabalho e conflitos entre sócios.

Já nas questões financeiras, o Apoio Pass oferece suporte voltado à reorganização do orçamento, planejamento de ações e metas. No social, há orientação familiar para casos de perdas, hospitalizações e separações. No apoio jurídico, a orientação é voltada a questões tributárias, dúvidas imobiliárias e previdenciárias, negociações de contratos com fornecedores. Com cobertura em toda a América Latina, o atendimento é realizado 24 horas por dia, 7 dias da semana, via telefone ou presencialmente, com agendamento prévio e garantia de sigilo total das informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here