Especialista comenta como reprogramar a mente e mudar percepções

A reprogramação mental depende única e exclusivamente do próprio indivíduo, comenta a psicóloga Marcia Dolores Resende | Imagem: Freepik

Tudo o que você faz e que tem vontade de fazer são mecanismos de uma programação aprendida e registrada no cérebro, ao longo da vida. Mas, por conta da nossa capacidade de reaprender o tempo todo, o cérebro é constantemente reprogramado. No entanto, essa reprogramação depende única e exclusivamente do próprio indivíduo, pois o cérebro responde às experiências externas com base no que já está registrado nele, segundo a psicóloga Marcia Dolores Resende.

“Por exemplo, quando uma pessoa te olha de um jeito demorado e isso te gera desconforto, é possível que, em algum momento da sua vida, ele registrou que esse olhar tem um significado de crítica. Mas, se você adotar um modo mais abrangente de encarar as situações e perceber que aquele olhar pode ser um sinal de interesse ou curiosidade, automaticamente, seu cérebro será reprogramado a desenvolver outros modelos de interpretação”, analisa Marcia que também é conselheira em Desenvolvimento Humano e Estudos da Família no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), especialista em Estudos da Medicina Comportamental e pós-graduada em Criatividade e Inovação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Segundo a psicóloga, quando você abre seu leque de percepções sobre a vida, o cérebro acompanha esse processo, e aquela experiência que antes tinha um significado traumático ou desagradável, passa a ter novas interpretações. “A mente tem a facilidade de concretizar o que você quiser. Basta estar aberto ao novo e às mudanças. Não é um exercício que você irá dominar da noite para o dia. Mas, com a prática constante, ele se torna natural e espontâneo”, afirma.

Para auxiliar, Marcia cita três dicas, que facilitarão a utilização promissora da mente:

Construa imagens que te aproximem dos seus objetivos
Como seria levantar da cama e já imaginar o seu dia? Basta construir imagens que representem o seu estado interno ideal, aquilo que você deseja vivenciar e realizar. Ao fazer isso todos os dias, essa habilidade já entra no modo automático, fazendo sua mente acordar com foco no que é realmente importante para você.

Transforme o passado em novos aprendizados
Saber construir uma nova realidade requer o desprendimento em relação ao que já passou, principalmente às experiências ruins. Resgate do seu passado somente o que poderá servir como um aprendizado útil e benéfico para o seu presente. Além de te libertar, este exercício irá proporcionar amadurecimento e decisões mais produtivas.

Não dê espaço para frustrações
Uma competência fascinante do cérebro é a capacidade de regeneração. Se seu dia não saiu como planejado, não pense em frustração. Já imagine o dia seguinte. Imediatamente, sua mente muda o foco e dá o espaço que você precisa para avaliar as situações em novas perspectivas. Muito mais interessante do que se autopunir por ter feito algo diferente do que se esperava.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here