Número de artistas que recebem direitos autorais bate recorde

0
240
Os valores decorrentes do streaming representaram apenas 7% dos R$ 463 milhões distribuídos até junho deste ano | Foto: reprodução

A cadeia produtiva da música pode comemorar um novo recorde. No primeiro semestre de 2019, os direitos autorais distribuídos pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e pelas associações de música já beneficiaram mais de 327 mil compositores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras, número que ultrapassou o total de artistas contemplados em 2018, que foi de 326 mil, segundo informações divulgadas pelo Ecad.

Grande parte desse resultado se deve ao segmento de streaming. Dos 327 mil que receberam direitos autorais em 2019, 293 mil (90%) estão presentes nas plataformas digitais e mais de 306 mil são compositores. No entanto, os valores decorrentes do streaming representaram apenas 7% dos R$ 463 milhões distribuídos até junho deste ano.

Cada vez mais, o direito autoral de execução pública se consolida como uma importante ferramenta de fomento para a indústria da música.

O Ecad é administrado por sete associações: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here