Reunião com indústria e cadeia produtiva do ABC busca soluções para o setor

Encontro debateu principais desafios da indústria da região e perspectivas de retomada do protagonismo no segmento

Objetivo é unir esforços para o fortalecimento do setor industrial na região | Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveram, nesta sexta-feira (30/7), uma reunião com representantes do setor industrial e integrantes da cadeia produtiva das sete cidades.

Durante o encontro, os participantes debateram os principais desafios enfrentados pela indústria da região e perspectivas de retomada do protagonismo do Grande ABC no segmento. Ficou definida a criação do Grupo de Trabalho Indústria, que vai produzir um documento a ser apresentado para o Governo do Estado com as reivindicações do setor.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, ressaltou a importância do diálogo entre os principais atores do setor para criar sinergias e potencializar experiências.

“O ABC sempre teve um protagonismo muito grande em São Paulo e no Brasil graças à indústria, que é um marco da nossa região. Nosso objetivo é desenhar o futuro do ABC a partir da indústria, congregando o poder público, a iniciativa privada, universidades e sindicatos”, afirmou.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, também destacou a importância do trabalho em conjunto para fomentar o segmento nas sete cidades.

“O Consórcio trabalhando juntamente com a Agência de Desenvolvimento para reunir esforços em benefício da economia da região”, disse.

Para ilustrar as mudanças no perfil do mercado de trabalho da região, o Consórcio ABC trouxe dados econômicos regionais dos últimos 35 anos. Entre 1985 e 2019, a participação da indústria nos empregos formais passou de 66% para 25%. Já participação da fabricação de veículos nos empregos da indústria do Grande ABC recuou de 32% para 235 entre 1995 e 2019.

O evento contou também com a participação do diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, que presidiu por três anos a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em sua fala, ele defendeu o fortalecimento da indústria.

“A participação indústria no PIB nacional baixou bastante, por isso precisamos unir forças. O fato de termos aqui um grupo aqui trabalhado em prol da indústria regional isso nos deixa muito felizes e estimula nossa participação”, declarou.

A reunião também teve a participação de representes da Braskem, Sebrae ABC, Senai, Ciesp, Abimaq, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, Sindicato de Profissionais em Confecção ABC, Sindipeças, Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Continental Parafusos, Eletro Metalúrgica Edanca, USCS, Unifesp, Universidade São Judas e das secretarias de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here