Santo André tem palestra gratuita sobre eSocial para empresas

0
67
eSocial começou a ser implantado em janeiro deste ano | Foto: Marcelo Camargo/ABr

Por Vivian Silva

O Hotel Plaza Mayor, em Santo André, sedia a palestra gratuita “eSocial para empregadores: sua empresa em risco”, em 23 de maio, a partir das 14h. Na ocasião, o especialista Onofre Maggio e uma equipe de segurança do trabalho abordarão as principais informações sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

De acordo com um dos organizadores do encontro, Alexandre Pantoja, é importante conscientizar os empresários sobre o novo sistema, que passará a ser obrigatório para todos os empregadores, a partir de 16 de julho de 2018. Desde janeiro deste ano, começou a primeira fase de implantação do eSocial, após ser adiado por diversos motivos.

O eSocial é um sistema de registro de informações criado para desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, para que as empresas possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada e organizada. Por meio dele, pretende-se reduzir custos, processos e tempo gastos hoje pelas empresas com essas ações.

“Essa cultura de delegar as obrigações aos terceirizados como contabilidade, advogados, enfim, se tornou muito comum, mas com o eSocial não dá. O objetivo da palestra é explicar isso, a partir de agora a cultura muda dentro dos escritórios e muda também dentro das empresas. Elas (as empresas) terão que se adequar”, comenta Pantoja, ao explicar que com o eSocial as informações deverão ser inseridas praticamente “imediatamente”. As empresas que não enviarem os dados estão sujeitas a multas que podem variar de R$ 500 a R$ 50 mil.

A palestra é uma realização da Organização Contábil Globo, e conta com o apoio da Alexandre Pantoja Advocacia. Interessados no evento devem se inscrever pelo e-mail thais@contabilglobo.com.br (vagas limitadas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here