São Bernardo conquista título de Município de Interesse Turístico

0
141
Titulação garante o aporte anual para projetos turísticos | Foto: Gabriel Inamine

Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo conquistou oficialmente, na noite desta quarta-feira (5), o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação, por unanimidade, do PL 635/2018 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A cidade é a primeira da Grande São Paulo a obter a denominação, que assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo do Estado voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.

Com o reconhecimento, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.

Além do carro-chefe do segmento na cidade, o Turismo Industrial – que promove visitas monitoradas a empresas da cidade para promoção de conhecimento sobre os processos produtivos –, São Bernardo também conta com extensa área verde que abriga parques e polos ecoturísticos, como o Parque Estoril, na região do Riacho Grande, o Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, a Prainha do Riacho Grande, além de atrações tradicionais como a Cidade da Criança e o Pavilhão Vera Cruz.

“Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais neste setor, que tem papel fundamental na atração de novos negócios e de boas perspectivas para a cidade. O destaque é, sem dúvida, o Turismo Industrial, que tem a característica de valorizar nossas empresas e consequentemente aquecer o mercado de carros, ônibus, caminhões, tintas, máquinas e outros produtos fabricados no município. Este é um viés turístico que foi potencializado na nossa gestão e agora com o apoio do governo do Estado o crescimento será ainda maior”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Com a garantia do recurso, São Bernardo projeta a construção do Centro Turístico de São Bernardo, que irá acomodar a sede do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o São Bernardo Convention & Visitors Bureau, o departamento de Turismo, o Centro de Informações Turísticas, o Centro de Acolhimento ao Turista, o Welcome Center do Turismo Industrial (que contará com um showroom das empresas participantes), Sala de Capacitação e Auditório. O espaço ficará localizado em imóvel próprio, entre a Avenida Senador Vergueiro e Rua Kara, no bairro Jardim do Mar. O empreendimento envolverá os repasses previstos para os anos de 2019 e 2020, totalizando aproximadamente R$ 1,4 milhão em recursos. Parte do montante será reservado para seu custeio.

“Este é um reconhecimento que coroa anos de trabalho e planejamento. Desde 2012, quando iniciou os debates para a criação dos MITS, a cidade esteve presente em todas as reuniões e encontros. Mas, foi nesta Administração que o processo foi acelerado, tudo para atender os requisitos da lei que trata do título. Agora, a cidade entra em outro patamar, tanto para efeito de financiamento quanto no potencial de crescimento da atividade”, salientou o diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura, Fernando Bonisio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here