São Bernardo sedia 1º Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva

0
429
Evento realizado em parceria com a editora Autodata trará importantes autoridades para debate sobre o futuro do setor nos dias 25 e 26 de março | Foto: Gabriel Inamine

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) Ruth Cardoso, no bairro Planalto, recebe nos dias 25 e 26 de março, das 9h às 17h, o 1º Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva, organizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a editora Autodata, principal publicação de análise econômica e de assuntos relacionados ao setor automotivo. O evento terá como diretriz a discussão sobre a integração entre as empresas do setor para aumento da competitividade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.autodata.com.br/seminarios_interna.php?id=39

Importantes autoridades do âmbito nacional e estadual, além de presidentes e executivos das principais montadoras (Ford, GM, Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz, Toyota e outras) e de fornecedores de autopeças foram convocadas para o debate. Entre os nomes já confirmados está o do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do governador do Estado de São Paulo, João Doria, e do ministro da Indústria e do Trabalho da Argentina, Sr. Dante Sica, e o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Marcos Cintra. Também estarão presentes integrantes da academia, representados por universidades da região, como o Instituto Mauá de Tecnologia, entre outros.

A atração do evento para a cidade faz parte da política implementada pela Administração municipal de fomento ao setor e ao desenvolvimento de políticas voltadas à qualificação e aprimoramento dos processos produtivos, como forma de agregar valor ao que é produzido localmente. De acordo com o chefe do Executivo municipal, a realização de um evento com esta projeção e caráter regionalizado em São Bernardo é “emblemático”, uma vez que a cidade é considerada o berço do setor automotivo no País.

“Como maior mercado regional do setor automotivo, o Brasil detém expertise e papel de liderança frente aos demais mercados da América Latina, o que coloca nossa região no centro intelectual das discussões sobre o futuro da indústria, investimentos e tendências para o setor”, destacou Morando.

O Congresso também trará contribuições para as discussões sobre a necessidade de evolução e aprimoramento do nível tecnológico aplicado nos processos produtivos e sobre o fortalecimento deste setor econômico para a região, sobretudo para São Bernardo, que detém o maior número de indústrias, com reflexo direto no nível de arrecadação, geração e manutenção de empregos e oferta de renda. Os debates serão feitos por meio de mesas redondas e palestras. Paralelamente aos eventos, haverá salas de vidro, localizadas no 1º andar interno, onde ocorrerão encontros do Departamento de Engenharia das empresas participantes, além de estandes e paineis.

Confira a programação prévia do evento (sujeita a alterações):

DIA 25/03 – SEGUNDA-FEIRA

09h00/09h30 – Abertura Oficial

09h30/11h00 – Pronunciamentos Oficiais:

Boas-vindas do Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando Júnior, Ministro da Fazenda do Brasil, Paulo Guedes (a confirmar), Ministro da Indústria e do Trabalho da Argentina, Dante Sica, e Governador de São Paulo, João Dória.

11h15/12h45 – Mesa Redonda com presidentes da Anfavea (Antonio Megale), Adefa (Luis Pelaez Gamboa), Sindipeças (Dan ioschpe), Afac (Raul Amil). Tema: A convergência 2030 entre as indústrias automotivas de Brasil e Argentina.

12h45/14h00 – Intervalo

14h15/14h45 – Palestra Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil. Tema: O futuro da economia brasileira frente à proposta de uma nova estrutura tributária para o País.

14h45/15h45 – Mesa redonda com Besaliel Botelho (presidente da Bosch), Paulo Santos (presidente da APTIV), Mauro Ribeiro (presidente da CAOA Montadora e da SAE), e representante do governo brasileiro (secretaria da indústria e do comércio do Ministério da Fazenda ou do Ministério da Ciência e Tecnologia). Tema: A necessidade de evolução tecnológica da indústria automotiva no curto prazo e as dificuldades impostas pelas legislações de Brasil e Argentina para que isto possa acontecer.

15h45/16h15 – Intervalo

16h15/17h30 – Mesa redonda com os presidentes das montadoras de veículos comerciais (Phillipp Schiemer, CEO da MBB América Latina; Christopher Pordgorski, CEO da Scania Latin America; e Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus). Tema: A indústria 4.0 e o futuro do Brasil como um dos mais eficientes e competitivos centros de produção e comercialização de veículos comerciais.

17h00 – Encerramento do primeiro dia

DIA 26/030 – TERÇA-FEIRA (SEGUNDO DIA DO EVENTO)

09h00/09h30 – Abertura

09h30/10h00 – Mesa redonda com os presidentes de entidades de concessionárias do Brasil e da Argentina (Alárico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave; e presidente da Acara). Tema: As perspectivas dos mercados automotivos de Brasil e Argentina frente à crise de 2016 e 2017

10h00/10h30 – Intervalo

10h30/12h15 – Mesa redonda com os presidentes de associações de importadores do Chile, Equador, Peru e Colômbia. Tema: A imagem e o potencial dos veículos fabricados no Mercosul nos demais mercados sul-americanos.

12h15/14h00 – Intervalo

14h00/15h00 – Palestra proferida por profissional de tecnologia (IBM, Oracle ou Qualcomm) Debatedores convidados: reitores das universidades FEI e Mauá

15h00/15h30 – Intervalo

15h30/17h15 – Mesa redonda com os presidentes das montadoras de automóveis (Carlos Zarlenga, presidente da General Motors Mercosul; Antonio Filosa, presidente da FCA Latin America; Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul; Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota; e Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford. Tema: A consolidação da indústria automotiva do Brasil e da Argentina como base de fornecimento principal para a América Latina e norte da África.

17h15 – Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here