São Caetano do Sul registra melhor agosto da história na geração de empregos

Foto: Eric Romero/PMSCS

Os números divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram saldo positivo de 1.795 empregos formais em agosto (5.290 admissões, contra 3.495 desligamentos) em São Caetano do Sul.

Trata-se do melhor resultado da cidade em um mês de agosto – o recorde anterior era de 2010. Em 2020, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) passou a incluir informações de mais bases de dados. Uma das mudanças na metodologia foi a obrigatoriedade da inclusão de trabalhadores temporários, que era opcional até 2019.

Entre janeiro e agosto deste ano foram 34.130 admissões, contra 29.286 desligamentos, gerando saldo positivo de 4.844 novos empregos. Com esses números, São Caetano chega ao total de 114.482 postos de trabalho com carteira assinada, o que representa um crescimento de 4,42% no período – a cidade é uma das poucas do País a ter mais empregos formais do que população economicamente ativa.

Todos os setores da economia apresentaram variação positiva na geração de empregos nos oito primeiros meses de 2021. O destaque foi novamente a construção civil, com crescimento de 19,30%, seguido do comércio (4,02%), da indústria (3,64%) e de serviços (2,53%).

“Os índices são muito favoráveis, apesar das circunstâncias adversas por conta da pandemia. Todos os setores criaram empregos. Em São Caetano, a retomada econômica já é realidade”, destaca o prefeito Tite Campanella.

“A geração de emprego e renda é um dos grandes desafios que temos enfrentado. Atuamos firmemente no apoio ao crescimento das empresas, sem deixar de auxiliar os moradores que buscam recolocação no mercado de trabalho. Temos média semanal de 200 vagas disponíveis no Portal do Emprego (portaldoemprego.saocaetanodosul.sp.gov.br), além de grande oferta de cursos de capacitação”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), Thiago Tortorello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here