Empresas lançam pesquisa inédita sobre engajamento de colaboradores

1
632

Por Vivian Silva

No dicionário Michaelis a palavra engajamento significa “ato ou efeito de engajar-se” e engajar, por sua vez, significa “abraçar um ideal filosófico, social, político etc. e lutar por ele”. Quando pensamos num ambiente corporativo fica a dúvida se as pessoas estão, realmente, engajadas com o serviço, ou apenas “cumprindo tabela”.

Para descobrir como os executivos de Recursos Humanos (RH) e gestores de pessoas compreendem este tema, as empresas 99jobs, CoBlue, Engage, Mercer, MM Educação Corporativa, Phomenta, Sou, Totvs e Viva!Experiências lançaram a pesquisa onlinePanorama Engajamento Brasil” no último dia 9, que poderá ser respondida até 13 de maio pelos profissionais ligados à gestão de funcionários.

O head of sales e cofundador da Engage, Mário Cabral, comentou que a ideia de lançar a pesquisa surgiu de questionamentos sobre como cada um percebe o tema engajamento. Ele destaca que está questão está diretamente ligada à produtividade e equipe de alto desempenho nas companhias.

“Se a pessoa não é reconhecida, não recebe feedbacks constantes, não tem clareza do que está sendo esperado dela, isso desmotiva um monte de gente”, comenta Cabral, ao refletir sobre a importância de criar times engajados.

Atualmente, o estudo já foi respondido por cerca de 340 empresas espalhadas pelo Brasil, a estimativa é que mais 160 companhias participem da iniciativa, o que dará um total de 500 respostas ao fim da pesquisa, que deve ser divulgada em 29 de maio.

“A gente está vendo que o engajamento tem uma relação muito forte com elementos de valores, propósitos e desafios. É uma coisa que dá esse ‘gás’ a mais, essa vontade de acordar, de fato, e ir trabalhar, ele (funcionário) não está simplesmente indo fazer o trabalho dele, ele entende que o trabalho dele faz parte de algo muito maior, então, a hora que você consegue construir um time assim, há uma produtividade muito maior, com consequência de uma entrega, um empenho superior”, avalia o cofundador da Engage.

Com base no resultado da pesquisa, Cabral acredita que, entre outras melhorias, os dados fornecerão aos gestores um mote para a construção de times profissionais mais engajados.

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here