“Black Friday”: especialista comenta dicas para ter sucesso nas vendas

A Black Friday começou nos Estados Unidos, onde na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, muitas lojas fazem grandes promoções | Foto: Freepik

A Black Friday, que ocorre em 27 de novembro, é uma das datas mais importantes e lucrativas para o comércio em diversos países. Com isso, o vice-presidente da empresa Tatix Full Commerce – umas das maiores especialistas em comércio eletrônico do País – Giordano Magalhães Afonso, observa que como muitas empresas começaram no digital há pouco tempo, é importante ter atenção em pontos essenciais, principalmente, em datas movimentadas como essa.

“Esse vai ser um ano histórico para a Black Friday. Isso porque com a chegada da pandemia os hábitos dos consumidores mudaram. O isolamento social fez com que as compras no digital virassem uma realidade e vendo que é um ambiente seguro, as compras tendem a ser cada vez mais frequentes”, comenta Afonso.

O executivo comenta ainda que as empresas podem conquistar novos clientes,nesta data, ou mesmo atrair, novamente, pessoas que já compraram. Abaixo ele lista algumas dicas.

Dica 1: produtos
Prepare um mix de produtos com descontos reais e competitivos. O consumidor está cada vez mais atento e a internet permite pesquisas rápidas, então ele vai descobrir se, de fato, o produto está com preço atraente. E se ele encontrar um bom mix de produtos e bons preços você ganha um cliente. E uma dica adicional: É uma ótima oportunidade de trabalhar os produtos queridinhos dos clientes e também chamar atenção para o que está parado no estoque.

Dica 2: forma de pagamento
Se você pretende aceitar a forma de pagamento que o brasileiro adora, o boleto, atenção: através dessa forma de pagamento, o cliente faz reserva de produto ainda que o pagamento não seja realizado na hora e muitos consumidores geram o boleto no impulso e acabam desistindo da compra.

Dica 3: logística
Faça uma revisão das suas transportadoras cadastradas e garanta a área de cobertura. Com isso, você tem a chance de aumentar muito as suas vendas. E uma dica adicional: reveja seus prazos e não dependa 100% dos Correios.

Dica 4: estoque
Atente-se ao SKU (sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque). Certifique-se de o Centro de Distribuição receba os produtos necessários com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

Dica 5: atendimento
Prepare sua equipe do SAC para responder às dúvidas comuns no período. Além disso, planeje plantões adequados, de acordo com a demanda esperada e o horário do evento.

Dica 6: pós-vendas
A experiência não acaba com o produto entregue ao cliente. Se programe para a logística reversa e revise o regulamento de trocas e devoluções, quanto mais informações disponíveis, menor o impacto que o SAC pode ter.

Um pouco de história
A Black Friday começou nos Estados Unidos, onde na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, muitas lojas fazem grandes promoções e vendem produtos muito desejados a preços “irresistíveis”. E é claro que, com o crescimento do comércio digital, a data ganhou força também em outros países. Isso fez com que empresas brasileiras entrassem na onda das superofertas e, desde então, vem atraindo consumidores.

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