Brasil deve movimentar US$ 53 bilhões nos segmentos de entretenimento e mídia em 2022

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Liderado pelo consumo de games, mercado das plataformas digitais apresenta cenário animador para profissionais da área | Arte: Reprodução

No Brasil, consumidores e anunciantes gastam altas cifras com o segmento de entretenimento e mídia, movimentação que, inclusive, deve crescer 5,3% e atingir US$ 53 bilhões no ano de 2022, segundo pesquisa feita pela PwC*, uma das maiores agências de auditoria, consultoria e pesquisa do mundo. As plataformas digitais são as que registram crescimento mais acelerado, puxado pelos gastos em games, publicidade digital e vídeo na internet.

“Este comportamento prevê um mercado bastante promissor para os profissionais do setor que são requisitados para atender as demandas. Os avanços tecnológicos da área estimulam o consumo desses produtos e também podem justificar esse cenário”, reflete Silvia Olivieri Porto, coordenadora da área de tecnologia da informação do Senac Santo André.

Com isso, é preciso manter-se atento às tendências para saber como aproveitar este movimento, embarcar na onda e destacar-se no segmento, comenta Marcos Bongianni, coordenador da área de tecnologia da informação do Senac Taboão da Serra. “O Brasil já é o segundo país no mundo em volume de tempo conectado na internet, cerca de 9h30 por dia. Com este cenário*, aumentam as oportunidades, mas também a concorrência. Desse modo, as pessoas que têm interesse em atuar nessa área precisam estar sempre alinhadas com as exigências dos consumidores e também cientes de que o mercado está cada vez mais rigoroso quanto à formação profissional dos que atuam nele, já que as empresas precisam oferecer alta qualidade e inovação para manterem-se competitivas”, explica.

O mesmo estudo da PwC diz ainda que em 2017, 37% dos gastos do consumidor no segmento foram destinados a acesso à internet, e, para 2022, a expectativa é que este percentual seja de mais de 50%. “Isto só evidência o que a gente já consegue perceber: a sociedade está mais on-line, no mundo já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas (cerca de 57% da população do planeta**). E essa conexão não se restringe só ao ambiente do entretenimento, vale para todas as áreas: financeira, saúde, educação, esporte, entre outras. Tudo está mais tecnológico e conectado, há aplicativos desenvolvidos para atender as mais diversas demandas, como se a rotina fosse um grande game da vida real”, comenta Marcos.

Fique por dentro

As unidades Senac Santo André e Senac Taboão da Serra contam com um amplo e atualizado portfólio de cursos na área de tecnologia da informação que promovem a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais, especialmente os que desejam aproveitar este indicador promissor do mercado de games mostrado pelas pesquisas.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br) e escolher a unidade de preferência. Também é possível obter informações pessoalmente nas unidades do Senac.

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