Ceitec tem última etapa de seleção de projetos para pré-incubação

As ideias de inovação tecnológica aprovadas serão pré-incubadas no Ceitec. Resultado sai dia 10 de maio | Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, promoveu na última quinta-feira (02/05) a última etapa de seleção das melhores ideias de inovação tecnológica, que poderão ser pré-incubadas no Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec), localizado no bairro Baeta Neves. Denominada “Pitch Final” a etapa reuniu 11 projetos de cunho tecnológico, que passaram pela avaliação de um corpo de jurados com larga experiência de mercado, formado por empresários e acadêmicos da região.

Entre os projetos apresentados estão o 99 Delivery (software para gerenciamento de empresas do segmento de entregas), Água na Medida (app que controla o consumo de água), Front OELAB (app para simplificação do trabalho com equipes de campo), Go Ideia (consultoria de canais de varejo), Grupo Florêncio (projeto de loja online de móveis e colchões com entrega em 24h), projeto de identificação de compostos do chamado “Boa Noite Cinderela”, Liv (app para agendamento e pagamento de consultas médicas), sistema de monitoramento de inundação, sofá retrátil para pequenos apartamentos, projeto de veículo automotivo de vôo e o Vera 70 (proposta que cria arranjo produtivo local da indústria cinematográfica).

De acordo com o prefeito Orlando Morando, são iniciativas que podem gerar emprego e renda ao município. “São projetos com grande potencial de aprimoramento e aplicação no dia a dia das pessoas e das empresas. As ideias serão maturadas dentro do nosso Ceitec, com todo o suporte necessário, para adequação mercadológica e financeira. O objetivo final é que estes projetos se desenvolvam e se transformem em startups e empresas de sucesso, gerando emprego e renda para os moradores de São Bernardo”, afirma.

As propostas de produtos e serviços inovadores foram apresentadas à Comissão Multidisciplinar de Notáveis, formada por representantes de instituições e empresas, como Universidade Metodista de São Paulo, Vi Appers, Toyota, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC (Setrans), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Acura Global, Universidade São Judas, Avance Consultoria, IBM, Basf, entre outros. O resultado final será divulgado no próximo dia 10.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, comentou a importância do evento. “Este evento é muito significativo para a cidade e para o Ceitec. Com certeza, estamos fomentando as futuras empresas que se instalarão na cidade. É uma demonstração de que São Bernardo segue na vanguarda dos projetos de inovação tecnológica”, ressalta.

Edital
O primeiro edital de chamamento de projeto tecnológicos, lançado pela Prefeitura em 2017, selecionou um total de 20 ideias posteriormente incubadas no programa. Entre os projetos desenvolvidos estão os aplicativos para celular Meu remédio, Znap Travel e Amor em leite, sendo este último desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por alunas do ensino técnico da ETE Jorge Street, de São Caetano do Sul. O projeto propõe a criação de um aplicativo para intermediar a doação de mães lactantes aos bancos de leite.

Outra ideia de inovação é a I9 Coleta, que propõe soluções para o descarte correto de materiais recicláveis. Os desenvolvedores propõem uma metodologia no qual o usuário residencial que utiliza materiais recicláveis, como Tetra Pak, garrafas pet e outros, possa acionar um aplicativo para coleta do material em troca de pontos, que podem ser render produtos em uma rede de parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here