Clubes de assinatura ganham espaço no mercado

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Modalidade conquista adeptos e oferta no mercado aumenta | Foto: Reprodução

Entre as dezenas de negócios que ganharam força com o aumento do acesso à internet por parte da população brasileira, um segmento, em especial, tem tido destaque no País nos últimos anos. Trata-se dos clubes de assinatura, modalidade de negócio que comercializa serviços ou produtos com periodicidade fixa aqueles que aderirem ao clube. Ganham popularidade na internet diversas opções de assinatura, que oferecem vinhos, games, produtos pets, alimentos e muitas outras possibilidades.

Uma das iniciativas presentes no mercado é a Candy in Box, que envia mensalmente doces, snacks e bebidas importadas aos assinantes. Na avaliação da sócia-fundadora do negócio, Patricia Saura, a popularização da modalidade consolida-se por conta da mudança em algumas preferências dos consumidores. “As pessoas querem mais que comprar. Querem, também, exclusividade e praticidade”, avalia.

Marcos e Patricia Saura, sócios na Candy in Box, clube especializado em doces importados | Foto: Divulgação

Para ela, por mais que a categoria tenha atingido crescimento robusto nos últimos anos, a modalidade deve angariar ainda mais usuários no Brasil. “Esse modelo de negócio já vem conquistando os brasileiros. Porém, quando comparado com o mercado americano conseguimos ver como ainda tem espaço, para esse modelo de negócio no mercado nacional”.

Atenção ao frete e ao pós-venda

Patricia usa a experiência para aconselhar os empreendedores, que desejam entrar neste mercado. Além de ressaltar a importância de possuir um planejamento que não deixe “pontas soltas”, a empresária lembra que é necessário avaliar com cautela a precificação das assinaturas por conta do custo do frete.

“Infelizmente, o frete ainda é um grande problema para os e-commerces e não é diferente com os clubes de assinatura. Existe duas alternativas: incluir o frete no valor final do produto/serviço ou deixar o frete por conta do assinante. Para quem trabalha com venda de alcance nacional os Correios continuam a ser a melhor opção, pois em algumas regiões do País as maiores transportadoras não têm acesso”, explica. “Na Candy in Box”, prossegue, “optamos por manter um frete com valor fixo para todo o Brasil e conseguimos manter o preço acessível para todas as regiões do País”.

Aos que optarem por atingir apenas uma cidade ou região, existe a alternativa de disponibilizar um local fixo para que os assinantes retirem as mercadorias.

Outra recomendação de Patrícia é ter “atenção diária” aos atendimentos no pós-venda para não correr o risco de perder clientes. “Mesmo que esteja tudo muito bem explicado no momento da aquisição do clube, após surgem dúvidas e não ter uma resposta frustra bastante os assinantes que, muitas vezes, são consumidos pela ansiedade”, esclarece.

Diferenciais e publicidade são fundamentais

Com o aumento de oferta de clubes no mercado, se faz necessário, também, oferecer produtos ou experiências diferenciadas, para se destacar no mercado. Na Candy in Box, por exemplo, a aposta é oferecer aos assinantes produtos dos mais distintos lugares do mundo.

De acordo com a empreendedora, outro ponto fundamental para o sucesso do clube é conseguir tornar conhecido o clube e suas vantagens: “Uma coisa muito importante é sempre separar uma verba mensal para investimento em propaganda e divulgação. Seu produto ou serviço pode ser muito legal, mas as pessoas precisam saber que ele existe”, conclui.

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