Coop revitaliza marca para expandir negócios

Arte: Divulgação

Ao completar 66 anos de fundação e para tentar fortalecer o posicionamento no mercado, a Cooperativa de Consumo (Coop) apresentou ontem (22), a revitalização de sua marca, com nova identidade verbal e visual.

Desenvolvido pela área de Marketing da Coop em conjunto com a Interbrand, o estudo de branding foi iniciado em agosto de 2019 e focou na necessidade de desmembrar e dar identidade aos atuais negócios – supermercado e drogaria. Além disso, a diretriz era buscar uma forma de reforçar que a Coop é uma rede de varejo colaborativo, que beneficia os clientes a resolverem tudo no mesmo espaço, “transformando a vida” dos cooperados e “da comunidade”, conforme informa material distribuído pela entidade.

Segundo o presidente executivo da cooperativa, Marcio Valle, as mudanças implantadas proporcionam maior transparência e coerência na forma de expressar e apresentar o “jeito de ser e fazer da Coop” junto aos cooperados e clientes.

“Queremos deixar clara a nossa proposta de valor e raízes, além de ressaltar os princípios cooperativistas num formato contemporâneo e nunca esquecendo a promessa de que cooperar transforma”, explica.

A partir de agora, os principais atributos que sustentam o posicionamento da Coop estão concentrados nos pilares dos que eles definem como “3 C’s”. São eles: “Convivência (forma calorosa e acolhedora de construir relações próximas e de fazer as coisas juntos)”; Conveniência (variedade de produtos e soluções disponibilizadas em todos os pontos de contato e que ajudam os cooperados e clientes a resolverem tudo num único lugar)” e, por último, a “Consciência (contribuir para que as pessoas consumam de forma mais consciente, sem esquecer que as iniciativas sociais da Coop já contribuem para a transformação das comunidades onde atua)”.

De acordo com a gerente de Marketing da Coop, Susana Souza, “fica cada vez mais clara a necessidade do desmembramento dos negócios atuais e outros que virão. Por isso, foi necessário o redesign do logo e alterações nas cores para melhor identificação de cada um”, argumenta.

A atualização da marca corporativa (master brand), além de manter toda a história da Coop, buscar trazer modernidade para acompanhar as mudanças de mercado e evolução dos consumidores. Para as marcas dos negócios (Coop Supermercado e Coop Drogaria), destaca-se o protagonismo ao dar mais clareza a cada um deles por meio de cores próprias, mantendo apenas o azul como fio condutor, e trazendo o descritivo dos negócios para as logomarcas. A ideia é facilitar a identificação ao público.

O supermercado ganhou a cor laranja (cor quente que almeja demonstrar a personalidade calorosa da marca). Já a drogaria, passa a ter a predominância da cor verde (para simbolizar um novo frescor para a marca, além da ligação com saúde, bem-estar e saudabilidade). A tipografia está mais moderna e abusa da iconografia.

“As demais marcas (Coop Retira, Coop Entrega, Sempre Coop, Coop Facilita, Revista Coop, Oi Coop e Coop faz Bem) também passam a ter identidades próprias”, acrescenta Susana.

Para a Interbrand, o maior desafio do projeto foi valorizar o cooperativismo e trazer mais relevância para o conceito e diferenciação para a marca. “A partir da sua essência de cooperação, fomos entender qual é o papel relevante e único que a marca poderia ter para as pessoas. A marca Coop deseja transformar o consumo em uma experiência que associa conveniência, consciência e convivência. O contexto da pandemia e os novos sentimentos dos consumidores deram ainda mais importância para estas necessidades. A cooperação é passado, presente e futuro para a Coop e a nova marca inaugura um momento de novas possibilidades para todos”, aponta o diretor de Estratégia da Interbrand, Rodrigo Marques.

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