Dia do Cliente: cinco formas de alavancar as vendas usando o frete grátis

Foto: Freepik

O prazo e o valor da entrega de produtos comprados online são um dos fatores de decisão mais importantes para o consumidor. Segundo pesquisa divulgada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendem adquirir algum item de necessidade no Dia do Cliente e o custo benefício do frete é extremamente relevante para a conclusão da compra. Já 39% consideram desistir do carrinho se o tempo de espera para o recebimento da mercadoria for muito longo. Isso em um momento que o e-commerce segue crescendo, com uma previsão de alta de 26% em vendas até o fim do ano, de acordo com o Ebit|Nielsen.

Por isso, apostar em ações de frete grátis é uma das estratégias que ajudam a gerar fidelização e engajamento dos consumidores. Ainda mais nos próximos meses, considerado o período de ouro para o e-commerce, com datas como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que anualmente movimentam milhões em vendas.

Segundo Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom, empresa líder em full commerce – modelo de negócio que viabiliza, de ponta a ponta, e-commerce de grandes marcas -, investir em soluções que melhoram a jornada de compra online é sempre um diferencial. “O consumidor hoje espera por uma experiência completa e busca excelência. O valor e prazo da entrega deve ser parte da estratégia e outros fatores devem vir juntos, sempre olhando para a operação como um todo”, afirma.

Veja a seguir 5 formas inteligentes para alavancar as vendas online, ter um bom retorno usando o frete grátis e não comprometer a operação do negócio.

Faça os cálculos corretos

Uma dica básica, mas bastante importante é lembrar que a meta é incentivar a compra gratuita. Então, se a sua marca estabelece que vendas a partir de R﹩ 99 serão com frete grátis, mas o ticket médio é R﹩ 150, você está dando o frete sem estimular o aumento do carrinho. Aqui, é interessante estudar o seu ticket médio e trazer o frete grátis acima com um upsell de produto, oferecendo um item mais completo ou da mesma categoria com qualidade superior ao que o cliente selecionou.

Reative consumidores

Oferecer frete grátis para um cliente inativo ou que você está prestes a perder pode ser uma maneira de reaproximação. Nesse caso, a estratégia é agir apenas com essa base, sem ofertar o benefício para todos, focando no potencial retorno desse comprador.

Valorize os clientes fiéis

Desenvolva um programa para clientes VIPs de alta recorrência de compra e ticket médio acima da média dos demais consumidores. Nesse caso, o benefício pode ser válido até por um período maior, como um ano, por exemplo, como parte de um programa de valorização desse comprador – em que a marca também colherá resultados.

Dê de presente

Usar como estratégia o frete grátis no aniversário dos consumidores é uma boa maneira de incentivar a compra. Nesse caso, a oportunidade fica disponível por um mês inteiro e pode trazer retornos interessantes.

Estude as regiões

É possível calcular o seu custo médio de frete por estado de acordo com o seu volume de vendas para aquela localidade. Assim, você pode viabilizar o frete grátis em estados ou cidades com maior participação no total das suas vendas sem se tornar uma ação onerosa.

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