Empresária Camila Farani cria hub online para desenvolver lideranças femininas

Expectativa é impactar meio milhão de mulheres, por meio do hub Ela Vence, segundo Camila Farani | Foto: divulgação

A empresária e investidora Camila Farani lança nesta quinta-feira (19) a Ela Vencehub online de conteúdo, capacitação e conexões para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de lideranças femininas no Brasil. O Ela Vence estreia no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e atuará, sobretudo, nas frentes de educação empreendedora, compartilhamento de melhores práticas – por meio de cases de sucesso e notícias do setor , inovação e círculo de investimentos, para conectar investidoras a mulheres líderes de startups.

Então, a expectativa é impactar ao menos 500 mil mulheres ao longo dos próximos 12 a 18 meses considerando todas as iniciativas. “Identificamos que ainda existe uma necessidade grande de informações e conexões, que auxiliem as mulheres em seu momento de vida e de carreira. Uma intraempreendedora de hoje, por exemplo – que gerencia projetos dentro de uma empresa, e já identificou seu DNA empreendedor -, pode ter dificuldade em preparar sua transição, tirar dúvidas e ter referências sobre essa preparação. Nosso hub busca oferecer insumos que as acompanhem em sua jornada completa”, comenta Camila.

Outra frente importante de atuação será em investimentos. Parte do fundo G2, também presidido por Camila, o grupo G2 Women (G2W), busca reunir investidoras para ampliar a cultura de investimento-anjo e aportar em negócios da área de tecnologia fundados ou liderados por CEOs mulheres. O foco principal são startups que tenham faturamento anual entre R$ 100 mil e R$ 500 mil.

“A intenção do G2W é fortalecer o ecossistema feminino de empreendedorismo, inovação e investimentos de forma geral. Existe um círculo positivo a ser trabalhado: estimular a participação de mulheres investidoras-anjo e também apoiar negócios de base tecnológica fundados por empreendedoras ou que tenham executivas na liderança”, explica a empresária.

Ensino orientado a resultado
O hub online foi desenvolvido após dois anos de intensa escuta, pesquisa e interação junto a empreendedoras e intraempreendedoras. O último levantamento feito em outubro de 2020 com 2.707 mulheres pela equipe da Innovaty, divisão de Inteligência para Negócios de Camila, mostrou que capacitação, referências femininas e redes de apoio estão entre as 15 maiores demandas das entrevistadas. Como parte da abordagem educativa, serão oferecidas trilhas de conhecimento que incluirão capacitação com líderes de negócios e especialistas que poderão auxiliar a jornada e fomentar o protagonismo feminino.

Também existirão colunas e a circulação de informação reunindo todas as redes de Camila. Conteúdos em áudio, vídeo e textos poderão ser consumidos em diferentes plataformas e em qualquer lugar. Uma área específica permitirá que as participantes interessadas criem seus perfis com fotos e detalhem qual tipo de apoio necessitam e como podem ajudar outras integrantes das comunidades, favorecendo assim conexões entre elas.

O hub trará ainda links para redes de apoio e fomento ao desenvolvimento feminino que contam com o apoio de Camila, como a Rede Mulher Empreendedora, Mulheres no E-commerce entre outras, além das comunidades independentes como Filhas de Farani e Conexão Farani. Entre as primeiras iniciativas estão ações com a aceleradora de negócios Marianas – Mulheres Que Inspiram, que atende Ouro Preto, Mariana e região, em Minas Gerais.

A rede, que existe desde 2013, se fortaleceu ainda mais depois do rompimento da barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, e hoje reúne mais de 400 mulheres. Outro treinamento que já acontece nesta semana, sob liderança do grupo Filhas de Farani, é a oficina em apoio ao empreendedorismo feminino na região do Xingu, no Pará.

“O Ela Vence é uma organização viva, marcada pela co-construção contínua de conteúdos, redes de apoio e de parcerias. Costumo dizer a frase ‘desistir não é opção’, e esse é o momento de materializar alternativas para fazer com que empreendedoras, intraempreendedoras e investidoras encontrem conexões e o apoio necessário em sua jornada”, resume.

Ao lado de Camila Farani, fará a coordenação da plataforma a jornalista e head de Estratégia da Innovaty, Camila Fusco, que, entre outros projetos, estruturou programas de capacitação de empreendedores e liderança feminina no Facebook para Brasil, Colômbia, México e Argentina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here