Especialista alerta que home office precisa de regras de medicina e segurança no trabalho

Segundo a legislação trabalhista, também é preciso ter atenção especial aos postos de trabalho e a saúde dos colaboradores que estão em home office, alerta a sócia da SST Home Office, Tatiana Gonçalves | Foto: Freepik

Solução adotada pela maioria das empresas em função da crise da Covid-19, o home office deve passar nos próximos meses por uma grande transformação, passando de uma necessidade para uma opção das companhias. Porém, a sócia da SST Home Office, Tatiana Gonçalves, alerta que alguns cuidados devem ser adotados pelas empresas.

“É complicado avaliar os resultados do home office apenas pelo período da pandemia, pois foi um momento de urgência, com a tomada de medidas emergenciais, isso fez com que muitos ponto relacionados às leis trabalhistas não fossem analisados em sua profundidade, o que deve mudar com a retomada, com maior preocupação com a adequação das estações de trabalho, saúde do trabalhador e fiscalização”, analisa Tatiana.

A especialista se refere ao fato de que, segundo a legislação trabalhista, também é preciso ter atenção especial aos postos de trabalho e a saúde dos colaboradores que estão em home office. Ponto importante é que muitas das regras usadas para empresas terão que ser replicadas nas residências.

Então, ações que foram tratadas por poucas empresas no período de pandemia terão que ser replicados nas demais, minimizando problemas trabalhistas. Abaixo, a especialista cita alguns destes pontos:

• Estação de trabalho: será preciso montar estruturas adequadas para os colaboradores nas casas, levando em conta local, mobiliário e demais estruturas. Muitas vezes a empresa terá que arcar com parte destes custos;

• Ergonomia: será preciso que a empresa tenha suporte de profissionais como fisioterapeutas para adequar a ergonomia, que proporcionam conforto e saúde no home office. Cuidados básicos colaboram para que a rotina de trabalho não seja prejudicial.

• Acompanhamento: a empresa deverá fazer um acompanhamento constante do trabalhador, educando para que ele faça constantemente um check list do mobiliário do home office e uma autoavaliação da postura no trabalho, para enxergar a forma que se está trabalhando e identificar sintomas como dores e estresse.

• Higienização e organização: mais um importante processo educacional que a empresa deverá aplicar aos colaboradores é em relação aos cuidados para manter os ambientes de trabalhos higienizados e organizados, minimizando problemas de saúde, erros e, até mesmo, uma imagem inadequada em caso de reuniões virtuais;

• Bem-estar físico: será fundamental orientações sobre postura e ensinamentos sobre exercícios que possam relaxar o físico de possíveis estresses ocasionados no trabalho.

“Esses são apenas os cuidados básicos que toda empresa terá que ter com os trabalhadores no momento do home office. Tomando parte desses cuidados a empresa já estará assegurada de boa parte de possíveis problemas futuros”, explica Tatiana.

Para facilitar esse caminho para a empresa se adequar a essa nova realidade, a SST Home Office criou um curso online especial sobre o home office, que aborda os principais pontos sobre o tema, com três módulos de vídeo aula, nos quais especialistas orientam como os colaboradores deverão se adequar a essa nova realidade.

Os cursos estão em uma plataforma totalmente segura e o aluno é monitorado via Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para comprovação em relação ao cumprimento da carga horária, junto com uma avaliação para ser respondida e arquivada em um sistema, para comprovação futura em possíveis fiscalizações trabalhistas.

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