Fundação Grupo Boticário abre inscrições para mentoria na área ambiental

As inscrições para o 1º "Mapa de Empreendedorismo Sustentável na Grande Reserva Mata Atlântica" vão até 24 de julho | Imagem: Freepik

Negócios que promovem impacto positivo para a conservação da natureza e para o desenvolvimento nos litorais sul de São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina têm a oportunidade de ganhar visibilidade, passar por mentoria para aprimorar processos e alavancar resultados. Interessados em participar do 1º Mapa de Empreendedorismo Sustentável na Grande Reserva Mata Atlântica podem se inscrever até 24 de julho, basta clicar aqui.

O mapa é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com apoio da plataforma Pipe.Social, que tem como objetivo mapear e dar visibilidade aos negócios que trazem impacto ambiental positivo para a região, conforme explica o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

“A partir desta chamada, queremos ter um retrato dos negócios de impacto positivo para a natureza nos 46 municípios que fazem parte da Grande Reserva, o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil. Uma região com imenso potencial e rica diversidade histórica, cultural, gastronômica e de atrativos naturais”, afirma Karam.

Podem se inscrever startups, empreendimentos e organizações da sociedade civil, além disso, a chamada também convoca protótipos que tenham modelos de negócio sustentáveis com o propósito de beneficiar o meio ambiente. “Estas informações nos ajudarão a traçar ações para região nos próximos cinco anos e a conectar diferentes atores com o intuito de fortalecer os negócios, contribuindo inclusive com a retomada econômica para a região após o fim da pandemia”, explica Karam.

O crescimento do turismo em áreas naturais e o desenvolvimento de negócios, que prezem pelo menor impacto ambiental, são tendências apontadas para o mundo pós-pandemia.

Já o resultado do mapeamento será apresentado em setembro e é voltado para negócios com cadeias de valor nas seguintes áreas: turismo sustentável; cadeias produtivas da biodiversidade; fortalecimento de áreas protegidas; conservação de ecossistemas e da biodiversidade; sustentabilidade marinha; agropecuária sustentável; produtos e serviços sustentáveis; tecnologias para a conservação da natureza; e educação/comunicação para a conservação.

A CEO e cofundadora da Pipe.Social, Mariana Fonseca, explica que: “A Pipe realiza o mapeamento de soluções com impacto socioambiental positivo pelo Brasil todo. Já fizemos mapas de clima, da Amazônia, de soluções para Educação etc., mas a Mata Atlântica ainda não esteve nesse holofote. Estamos muito focados em descobrir inovações e soluções que possam receber apoio e crescer!”.

Dez negócios serão selecionados para uma entrevista em profundidade, ainda neste ano. Destes, pelo menos três iniciativas serão selecionadas para participar de um programa personalizado de mentoria para aprimorar e fortalecer os negócios. Informações sobre elegibilidade, critérios de avaliação e cronograma podem ser acessadas no regulamento completo no site Pipe.Social.

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