Google lança guia gratuito para redações

'Playbook' foi criado com base em edições do programa de aceleração de startups jornalísticas da Google News Initiative, o GNI Startup Lab

A Google News Initiative disponibilizou hoje, em português, o Playbook de Startups da Google News Initiative, um guia com dicas e boas práticas para startups de jornalismo digital. O documento conduz os empreendedores por um roteiro que prioriza a criação de negócios economicamente sustentáveis e comprometidos com a produção responsável de conteúdo. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado neste link .

O Playbook, que será constantemente atualizado, está dividido em seis capítulos: “Uma introdução às startups de jornalismo”, “Defina o problema que você está tentando resolver”, “Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)”, “Identifique a missão e os valores que irão guiá-lo”, “Faça um plano de negócios para a sua ideia” e “Defina o sucesso para o seu negócio”. O material inclui orientações para organização administrativa, identificação de fontes de financiamento e receita no anexo Guia de Iniciação, com os tópicos “Aprofunde-se em seu produto”, “Aumente e envolva seu público”, “Encontre o dinheiro de que você precisa para lançar e sustentar seu negócio” e “Configure suas Operações”.

Adicionalmente, startups jornalísticas vão encontrar modelos e recursos que podem ser utilizados para o desenvolvimento do seu negócio. Media kits, Planos de Negócios, exemplos de contratos para freelancers, templates para contratos publicitários e as Políticas de Independência Editorial são alguns dos documentos prontos para uso imediato.

“A proposta é oferecer um ponto de partida para empreendedores da área. Mas, acaba sendo também uma grande fonte de contatos e de dicas de onde buscar mais informação. É um ponto de partida para acessar uma série de referências, instituições que podem ser muito úteis. É um material muito rico, especialmente diante da falta de programas específicos de aceleração e programas de startups focados no jornalismo. Não é fácil encontrar literatura e referências”, disse Fabiana Zanni, coordenadora da edição do Startup Lab da Google News Initiative no Brasil.

Startup Lab brasileiro

O manual foi organizado a partir das experiências assimiladas ao longo das diferentes edições do Startup Lab da GNI ao redor do mundo. No Brasil, o programa teve início em outubro e encerrou sua primeira turma em maio de 2021, e acelerou dez organizações jornalísticas: Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos , Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo .

Com o apoio de especialistas do Insper e do Laboratório de Inovação Echos, percorremos durante 20 semanas de trabalho a jornada do empreendedor no mercado de notícias juntamente com as startups participantes do programa. Os fundadores mergulharam em questões fundamentais para a operação de suas empresas, como a escolha do melhor modelo de negócio, e foram provocados a pensar o jornalismo além da produção de matérias e reportagens, observando também as demandas do mercado consumidor de informação pelo principal produto do seu trabalho, a notícia.

Cada empresa recebeu até US﹩ 20.000 em financiamento, além de mentoria, treinamento e workshops sobre tópicos como estratégia, produto, modelo de negócios, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos.

A expectativa do Google com o manual é, principalmente e primeiramente, ajudar os empresários a também descobrirem o quanto estão prontos para ingressar neste ramo do setor privado, com uma proposta própria. Caso ainda não estejam preparados, a ideia é que o documento os auxilie a perceber o que precisam desenvolver para alcançarem o sucesso.

“Esperamos que o Playbook seja útil para novas organizações jornalísticas, que têm demonstrado sucesso diversificando modelos de negócios, desenvolvendo produtos inovadores e gerando receita por meio da tecnologia”, diz Fabiana Zanni. “Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros no jornalismo, buscando promover diversidade, inovação e sustentabilidade no ecossistema de notícias”.

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