Instituto Êxito é criado para fomentar o empreendedorismo

0
581
Iniciativa foi idealizada por 34 empreendedores renomados nacionalmente | Foto: divulgação

Um grupo de 34 empreendedores visionários se uniu para criar o Instituto Latino – Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável – Instituto Êxito, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (22), no auditório da Be.Academy, em São Paulo, às 19h, e reunirá empreendedores de vários segmentos e especialistas no assunto.

Por acreditar que os empreendedores brasileiros podem contribuir com a troca de conhecimento e experiências para que os jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o “dom” empreendedor que existe neles, o Instituto Êxito foi criado com a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos, melhorando, assim, a realidade e a comunidade na qual vive. Seus pilares são pautados na trabalhabilidade, geração de riquezas, renda e empregos com investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes carentes e profissionais que tenham o interesse em se qualificar e empreender.

O corpo de fundadores, diretores e conselheiros do Instituto traz grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, como o presidente da VTEX, Alfredo Soares; o fundador da Anhanguera Educacional, Antônio Carbonari Netto; o fundador e presidente do Fundo Iron Capital, Bruno Guedes Pereira; o fundador e presidente do Centro Universitário Unicarioca, Celso Niskier; o vice-presidente do Hapvida, Cândido Pinheiro de Lima; o fundador e CEO da Linha Direta e Educar Brasil Tecnologia Educacional, Marcelo Chucre; o presidente do Bank Of America/Merrill Lynch, Eduardo Alcalay; o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho; o diretor da Fiespe, Fernando Seabra; o fundador e presidente da Samba Tech, Gustavo Caetano; o fundador e presidente da JR Diesel, Geraldo Rufino; o fundador da Universidade Anhembi Morumbi, Gabriel Mário Rodrigues; o fundador e presidente do Fundo de Investimentos Bossa Nova, João Kepler; o fundador e presidente da Polishop, João Appolinário; o fundador e controlador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz (este eleito o primeiro presidente do Instituto); o presidente do Banco Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira; o fundador e presidente da Carmen Steffens, Mário Spaniol; o diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, dentre outros.

A idealização das atividades do Instituto se resume em “despertar o dom empreendedor que existe em cada um”, por meio da identificação de habilidades e competências que são necessárias para o seu desenvolvimento pleno, conforme destaca o primeiro presidente do Instituto, Janguiê Diniz. “Eu sempre estudei em escolas públicas, pois sou oriundo de uma família pobre que não teve oportunidade de estudar, nem de empreender. Entretanto, foi graças à educação, ao trabalho incansável, à resiliência e ao empreendedorismo que eu consegui conquistar muita coisa. Chegou a hora de ajudar os jovens a despertar o dom empreendedor que existe neles e mostrar que, apesar das dificuldades, obstáculos e adversidades que surgem no caminho, a educação e o empreendedorismo são capazes de mudar vidas, histórias e destinos, assim como mudaram a minha vida”, pontua.

O Instituto atuará em âmbito nacional e, posteriormente, internacional, com a realização de cursos on-line, congressos, seminários, palestras, debates, conferências, workshops, oficinas, reuniões, estudos, fóruns, hackathons, mentorias, entre outras ações, sendo grande parte delas gratuitas e direcionadas aos jovens carentes.

Além disso, o Instituto Êxito também terá em sua esfera de atuação o microcrédito do empreendedorismo; o Fundo de Investimento, com recursos captados junto aos sócios fundadores e contribuintes, que possibilitará o investimento em ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade do Instituto; a Aceleradora de Startups, que funcionará como uma incubadora para acelerar pessoas e empreendimentos, entre outras ações.

Para o conselheiro João Appolinário, presidente da Polishop, a iniciativa é gratificante.
“Enxergo que, por reunir ideias comuns em prol de um bem maior, que é o de incentivar e desenvolver o espírito empreendedor do povo brasileiro, o Instituto conseguiu agrupar empreendedores de diferentes linhas de atuação e isto vai contribuir para que as pessoas, sobretudo os jovens, possam desenvolver as habilidades e competências necessárias para se tornarem empreendedores de sucesso! Isto tem sido o aspecto mais desafiador e atrativo do projeto. Ter a possibilidade de participar, de alguma maneira, da realização dos sonhos de muitos, que nesse caso é ver os seus empreendimentos funcionando com sucesso, é algo muito gratificante”, finaliza

A sede do Instituto Êxito funcionará na Rua Joaquim Floriano, 466, conjunto 1001-E, no Itaim Bibi, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here