Cidade do ABC está entre as 10 melhores para se investir em franquias no Brasil

0
77
Lista elaborada pela Goakira Consultoria inclui 10 municípios brasileiros promissores | Foto: Ricardo Trida/PSA

O ranking das 10 melhores cidades para se investir em franquia no Brasil elaborado pela Goakira Consultoria lista as 10 cidades mais promissoras para o franchising e inclui desde centros urbanos não tão grandes – como Maceió, Campo Grande e São Luís – até metrópoles como Belo Horizonte e Curitiba, além de municípios de regiões metropolitanas, como Santo André e Guarulhos, ambos na Grande São Paulo. Ou seja, o perfil é das melhores cidades para se implantar uma franquia é extremamente variado.

Para a montagem do ranking, a Goakira considerou que o cenário econômico de crise no Brasil dos últimos anos afetou alguns municípios mais do que outros. Entre outras variáveis, os cálculos levaram em conta as Taxas Geométricas de Crescimento Anual (TGCAs) populacional e de renda medidas de 2010 a 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme análise da Goakira, as TGCAs populacional e de renda mostram que há municípios que continuam em ascensão, ou seja, anualmente apresentam renda média domiciliar e população aumentando, enquanto outros apresentam diminuição de renda média – fator que influencia diretamente no poder de compra do consumidor e muitas vezes o faz repensar seus gastos.

“Primeiro, extraímos o potencial de consumo, quer dizer, a capacidade disponível dos domicílios para gastos em geral”, explica Deborah Machado, consultora sênior da Goakira Consultoria. “A seguir, calculamos o share de cada município. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de dinheiro disponível nos domicílios para serem gastos de forma variada. Mas esses dados usados, de forma isolada, não indicam se a cidade é boa ou não para investimentos.”

Segundo a consultora, o passo seguinte para a elaboração do ranking foi, com base nesses dados, o cruzamento dos indicadores TGCA de renda e TGCA populacional com o share de consumo, uma vez que o ideal para o investidor é atuar em cidades com potencial real, aquelas onde os residentes têm poder de escolha e de compra – entre os municípios que tiveram maior TGCA populacional positivo, foi elaborado um ranking a partir do TGCA de renda.

“Para ser considerada boa para investimento, uma cidade precisaria ter TGCA de renda e de população positivos”, prossegue Deborah. “Isso indica que há população crescente e renda média domiciliar crescente. Municípios com essas variáveis positivas, ou não foram impactados pela crise, ou estão em crescimento econômico.”

Conheça algumas redes presentes na região:

Patroni
A Patroni, rede de franquias especializada no segmento de alimentação, foi fundada há mais de três décadas pelo paulistano Rubens Augusto Junior, e atualmente é a maior rede de pizzarias do Brasil com mais de 210 lojas, sendo duas unidades em Santo André. A marca é pioneira nas tradicionais pizzas artesanais de forno a lenha dentro de shopping centers, conta também com carnes e massas, além da linha exclusiva de parmegianas.

Casa do Construtor
Fundada em 1993, a Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil, limpeza e jardinagem com equipamentos que são utilizados desde pequenos reparos à grandes obras, e que entrou para o segmento do franchising cinco anos depois. A rede possui 262 unidades distribuídas pelo Brasil, duas delas em Santo André e uma no Paraguai.

Vox2You
A Vox2you, primeira e única rede de franquias focada em cursos de oratória no Brasil, foi fundada em 2015 pelos amigos Luis Fernando Câmara e Junior Fernandez, em Cravinhos, interior de São Paulo. Em quatro anos, a escola já formou mais de 10 mil alunos, hoje, a empresa mantém mais de 20 escolas de oratória espalhadas pelo Brasil, empregando cerca de 300 pessoas, sendo uma unidade em Santo André.

OdontoCompany
Com 800 unidades negociadas e 560 em operação, duas delas em Santo André, a OdontoCompany, uma das maiores redes de odontologia do Brasil, faturou R$400 milhões em 2018 e espera chegar aos R$660 milhões neste ano, o que representa 65% de crescimento. No primeiro semestre, a rede gerou 2 mil empregos. Além de procedimento bucal de qualidade e a preço popular, em que traz as melhores tecnologias do mundo, a rede facilita o pagamento por meio do Carnê (como se fosse o da Casas Bahia) e o cartão pré-pago, o “Pra Melhor”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here