São Bernardo do Campo sedia congresso sobre turismo industrial

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Senac São Bernardo do Campo | Foto: reprodução

O Senac São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400) sedia o 3º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial de 15 a 17 de agosto. Considerado um dos mais importantes eventos do setor, a edição desse ano se destaca pela presença de convidados internacionais, vindos da França, Portugal e Argentina. A participação é gratuita e aberta ao público, sendo necessária a inscrição antecipada pela internet. As vagas são limitadas.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão acompanhar diversas discussões sobre os temas mais atuais do setor, incluindo questões como políticas públicas, inovação tecnológica, tendências, segmentação, estruturação de destinos, linhas de financiamento, entre outros.

Vale destacar ainda uma apresentação promovida pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp) sobre as potencialidades turísticas de diversas cidades paulistas e a mostra científica que traz trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos de turismo de instituições educacionais da região, incluindo o Senac.

Outro destaque na programação é a apresentação de cases de regiões reconhecidas pelo forte turismo industrial, tais como Vila Velha (ES), sede da Chocolates Garoto, o próprio município de São Bernardo do Campo, onde estão instaladas cerca de 1,2 mil indústrias que geram em torno de 80 mil postos de trabalho, e São João da Madeira, em Portugal, onde está localizada a fábrica da Viarco, indústria produtora de lápis, cuja apresentação será feita pela equipe do Programa de Turismo Industrial da cidade portuguesa.

Haverá ainda uma série de visitas monitoradas às empresas da região, uma oportunidade de conhecer de perto sua atuação e boas práticas, além de promover trocas de experiências. Algumas das indústrias a serem visitadas são Mercedes-Benz, Toyota e Scania.

A iniciativa acontece após a cidade ter conquistado o título de Município de Interesse Turístico, em fevereiro, que foi concedido pelo governador de São Paulo, João Dória, reconhecimento que destaca a representatividade de São Bernardo do Campo no turismo industrial brasileiro. Considerado berço da indústria automobilística nacional, o município recebe anualmente cerca de 7 mil turistas vindos de todo o país e exterior interessados em conhecer os processos produtivos das empresas locais.

Para o gerente do Senac São Bernardo do Campo, Jurandir Santos, o apoio a essa iniciativa dialoga diretamente com a missão da instituição de dar suporte ao desenvolvimento local. “São Bernardo é referência em turismo industrial em todo o país e, como instituição de educação profissional, temos a grande responsabilidade de desenvolver pessoas para atuar nesse mercado com eficiência e qualidade, favorecendo que esse potencial se expanda e cada vez mais impacte em melhorias para a região”.

Já o diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura de São Bernardo do Campo e coordenador do Programa de Turismo Industrial, Fernando Bonisio, destaca que “os congressos nacional e internacional ratificam o município na condição de Capital Brasileira do Turismo Industrial, motivo principal para o reconhecimento como Município de Interesse Turístico e de ter ganho o Troféu Top Destino Turístico 2018, na categoria ‘Estudos e Intercâmbio’”.

Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Senac São Bernardo do Campo, o congresso conta também com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), do Turismo Industrial de São Bernardo do Campo e da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), além de patrocínios da Accor Hotels e da Caixa Econômica Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here