São Caetano é eleita a melhor cidade do Brasil para se investir em negócios

0
61
Empresa especializada realizou levantamento para a revista Exame | Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Estudo da consultoria Urban Systems aponta São Caetano do Sul como a melhor cidade do País para se investir em negócios. O levantamento, que analisa o potencial de desenvolvimento de cidades com mais de 100 mil habitantes, é realizado anualmente em parceria com a Revista Exame, que publicou o ranking nesta quinta-feira (10).

Esta é a primeira vez que São Caetano alcança o topo do levantamento, realizado desde 2014 (em 2018 ficou na segunda colocação). O melhor IDH do País, a desburocratização para a abertura de empresas, o estreitamento com as universidades locais, a localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira são alguns dos principais fatores que contribuem para o ambiente favorável à instalação de empresas. Destaque, ainda, para a excelência na prestação de serviços públicos e para a vitalidade econômica do município.

O prefeito José Auricchio Júnior atribui o resultado ao incentivo à diversificação da atividade econômica. “Nunca vamos abrir mão de nossa vocação industrial, mas temos estimulado o crescimento de outros segmentos empresariais”, afirma.

Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais na atual conjuntura econômica da cidade. Juntos, representam 95% dos mais de 110 mil empregos do município, o que faz São Caetano ter mais postos formais de trabalho do que população economicamente ativa, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Estes setores, aliados às políticas públicas eficientes, formam uma cadeia próspera, capaz de assegurar este cenário favorável à atração e manutenção de empresas por muitos anos.

A Revista Exame destaca que, de 2014 (ano do primeiro levantamento) para cá, o País passou da euforia à recessão. E que, neste sentido, as melhores cidades para fazer negócios são aquelas que consistentemente investiram em políticas públicas e souberam explorar suas vantagens.

O ranking analisou 27 indicadores, com peso diferenciado conforme a importância e a atualidade. Atrás de São Caetano ficaram Vitória e São Paulo, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here