Scania tem 20 mil veículos conectados no Brasil

0
149
“Não se trata apenas de um número, mas do quanto estamos interferindo positivamente na redução de custos dos clientes”, explica o diretor de Serviços da Scania no Brasil, Fábio Souza | Foto: divulgação

A Scania acaba de atingir a marca de 20 mil veículos conectados no Brasil, desde o lançamento do serviço em janeiro de 2017. São cerca de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus ativos. A projeção da fabricante é atingir 28 mil até o fim de 2019. Ao redor do planeta, a Scania possui 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados usados para melhorias nas operações de transporte dos clientes.

A conectividade criou uma nova gestão para quem atua no setor de transportes, conforme explica o vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral. “Toda esta inteligência de dados nos proporcionam resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do cliente, para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e diminuir os acidentes”, afirma.

Nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado nos veículos, desde maio de 2016; para veículos a partir de 2012 é possível também instalar, mas com um custo. São duas opções de pacotes (Análise e Desempenho). O Análise, gratuito por 10 anos, gera relatórios semanais e mensais. O Desempenho, de custo muito competitivo, permite um acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno imediato do investimento.

Segundo o diretor de Serviços da Scania no Brasil, Fábio Souza, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua. “Estamos comemorando bastante esta marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. Não se trata apenas de um número, mas do quanto estamos interferindo positivamente na redução de custos dos clientes, sejam pequenos, médios ou grandes clientes”.

Dos 7 mil, são 6.700 caminhões e 300 ônibus. Em junho de 2018, eram menos de 10 mil conectados e apenas 766 veículos com o pacote mais completo. “A opção do Desempenho pulou de 8% do total para os 35% deste momento. É um sucesso absoluto. A rede de concessionárias Scania pode demonstrar ao cliente todas as vantagens dos Serviços Conectados, inclusive com projeções reais com base no dia a dia de rodagem da frota”.

A Scania lançou no Brasil, em outubro de 2018, a nova geração de caminhões, que elevou ainda mais os benefícios da conectividade, por meio dos serviços. Dos quase 1.900 caminhões conectados da nova geração, cerca de 1.100 já têm o pacote Desempenho. São quase 60% do total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here