Setor de Franquias cresce 5,1% no 1º trimestre de 2018

Edição 2018 da Feira do setor ocorre no fim do mês | Foto: Studio F

O franchising brasileiro mantém sua trajetória ascendente com um crescimento nominal de 5,1% no primeiro trimestre de 2018. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões), segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No período, registrou-se também crescimento em número de unidades em operação (1%) e postos de trabalho (0,9%). Os lançamentos e tendências deste setor serão o foco da 27ª ABF Franchising Expo, vitrine oficial do mercado de franquias brasileiro, que ocorre de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e uma visitação de 65 mil empreendedores.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento do PIB, recuperação dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha. Na ABF Franchising Expo, empreendedores de diferentes perfis poderão conferir o que as redes estão preparando para este momento, além de outras inovações em termos de modelo, faixa de investimento, nichos e condições especiais”.

De acordo com a ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de 2018 foram Hotelaria e Turismo (14,9%), Serviços e Outros Negócios (9,3%), Entretenimento e Lazer (7,8%), Alimentação e Limpeza e Conservação (ambos 6,6%).

Nos 31 mil metros quadrados (m²) de feira, a ABF Expo 2018 está se preparando para apresentar opções de franquias nos mais variados setores da economia nacional, com investimento inicial a partir de R$ 3 mil até mais de R$ 1 milhão, dos segmentos já citados e outros como Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais. Outro destaque desta edição, o Boulevard de Microfranquias reunirá modelos de negócios com investimentos iniciais que variam de R$ 3 mil a R$ 90 mil.

A pesquisa da ABF apontou movimentos importantes em relação ao ponto de venda, que também se refletem na feira de franquias. Depois de um ano de estabilidade, o crescimento de pontos de venda, modelos de operação e canais de venda não tradicionais (ou seja, além de lojas de rua e shoppings) se mostrou mais presente. Por exemplo, em relação à localização das unidades, a participação da modalidade Outros (que abrange condomínios residenciais e comerciais, universidades e clubes) no total de unidades chegou a 5% em 2018, contra 3% em 2017, enquanto a participação das Lojas de rua e Shopping apresentou queda (de 66% para 65% e de 23% para 21%, respectivamente).

Em termos de modelo de operação, aumentou também a participação da modalidade Outros, que abrange operações Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% para 5%, enquanto que as lojas tradicionais caíram de 90% para 88% em participação. Os Quiosques mantiveram a participação de 7%. Por fim, quando analisamos o canal de venda utilizado, a modalidade Outros (Delivery, Venda Direta, Televendas) saltou de 3% para 6%. Cresceu de forma considerável também a participação das lojas franqueadas no faturamento das redes, que antes respondiam por 71% das vendas e agora respondem por 82%.

“Esses dados mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira. Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes, esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”, ressalta Altino Cristofoletti Junior.

Venda de ingressos online está aberta

Os empreendededores interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2018 já podem garantir comodidade e um desconto especial para a compra do seu ingresso online. Acesse www.abfexpo.com.br credencie-se e compre seu ingresso, pagando R$ 70 com cartão de crédito ou boleto bancário. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias da feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here