Educador financeiro fala da importância da reserva emergencial

0
183
Reserva emergencial deve cobrir o padrão de vida por cerca de seis meses | Foto: divulgação

Todos podem estar sujeitos a imprevistos, pois nunca se sabe a hora que será necessário um dinheiro extra. Para não ficar dependente de terceiros, como empréstimos bancários ou amigos que emprestem dinheiro, o ideal é ter uma reserva de emergência, sendo essa a melhor solução ao se deparar com algum imprevisto, além de ser uma boa alternativa para construção de um patrimônio financeiro, de acordo com o educador financeiro do Blog de Valor, André Bona.

“A reserva de emergência tem características de longo prazo. Essa reserva precisa ser entendida como uma ajuda para as necessidades que não estavam previstas. O certo é que esse estoque nunca deixe de existir e que ele componha uma parte também da reserva de aposentadoria, pois é o total do montante que se está acumulando”, explica Bona.

O esperado e aconselhável é que a reserva emergencial seja capaz de cobrir e manter o padrão de vida por, aproximadamente, seis meses, ou até que ofereça uma tranquilidade por cerca de um ano. A construção de uma reserva de emergência é a melhor maneira de se preparar para imprevistos, ao mesmo tempo que garante proteção. Quanto maior o estoque financeiro, maior será a calmaria e menor as chances de recorrer a outras pessoas ao se deparar com imprevistos.

Para investir esse dinheiro guardado o educador financeiro indica investimentos com menores riscos e uma maior liquidez. “Permitir que tenha mais facilidade e velocidade de resgate do dinheiro investido é um diferencial. O mais importante é ter uma carteira diversificada, onde se possa contar com diferentes formas de aplicações para necessidades distintas”, finaliza Bona.

Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no País. Atualmente participa do programa de Educação Financeira do BTG Pactual Digital, plataforma do maior banco de investimento da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here