Mais de 200 formandos do programa Emprega São Bernardo recebem os diplomas

0
74
Formandos receberam qualificação em 7 diferentes cursos oferecidos pela Administração municipal, em parceria com o Senac e Senai | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Em cerimônia marcada pela alegria e emoção de formandos, o prefeito Orlando Morando entregou, ontem (6), certificados de capacitação profissional para 201 moradores da cidade que participaram, no primeiro semestre deste ano, dos cursos do Programa Empresa São Bernardo. Desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Senac e o Senai, o programa formou novos profissionais em 7 diferentes áreas de atuação do mercado de trabalho em cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo. Desde 2017, a Administração já realizou a qualificação profissional de 930 munícipes por meio da iniciativa.

Criado pela atual gestão, o Emprega São Bernardo é mais uma política pública desenvolvida prefeito Orlando Morando, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, que visa oferecer capacitação profissional com intuito de impulsionar a reinserção de munícipes no mercado formal de trabalho, incentivando também a abertura de novos negócios do setor de serviços, dentro do planejamento de fomento ao empreendedorismo como forma de gerar emprego e renda local. Desde 2017, a Administração já realizou a qualificação profissional de 930 moradores por meio da iniciativa.

“O Emprega São Bernardo cumpre um papel fundamental na nossa cidade. Investir na capacitação e qualificação profissional de nossos moradores. Uma ação importante para qualificar os trabalhadores da cidade, gerando renda para toda a população. Através dessa oportunidade, nossos moradores passam a estar cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”, destaca o chefe do Executivo.

EMOÇÃO 

Moradora da Vila Alcântara, Elaine Borges Fontebassi, 42 anos, foi uma das alunas contempladas na formatura com o certificado. “Fazer parte deste programa transformou minha vida”, conta emocionada a aluna ao lado dos dois filhos.

Aluna do curso de confeitaria, Elaine viu no Programa Emprega São Bernardo uma oportunidade de abrir o próprio negócio. “Antes do curso fazia bolos de pote em casa como uma renda complementar. Hoje, após essa capacitação, saio daqui com minha MEI aberta e capacitada para abrir meu próprio negócio”.

Ao lado de familiares, o jovem Paulo Henrique de Souza, de apenas 18 anos, foi outro que recebeu diploma do curso de montador de móveis. “Fiz o curso após indicação de uma professora minha. Foi algo que não esperava, mas que já me rendeu um emprego na área depois que conclui o curso”.

Na formatura, ainda foram entregues certificados de conclusão para alunos formandos nos cursos de confeitaria, auxiliar administrativo, design de sobrancelhas, pizzaiolo, manicure e pedicure, montador de móveis e excel.

O evento lotou o auditório da Faculdade de Direito com a presença de familiares dos formandos. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, do gerente da unidade do Senac de São Bernardo, Jurandir Santos, e do orientador de práticas profissionais do Senai, André Luiz Mariano.

QUALIDADE

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, com a entrega do certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes em mãos, os ex-alunos passam a ter mais chances de recolocação no mercado de trabalho. “Esses profissionais saem daqui com uma certificação de primeira, emitida por parceiros como o Senac e Senai, que capacita todos os formandos para o mercado de trabalho ou até mesmo para empreender”, pontua.

INVESTIMENTO

Ao todo, cerca de R$ 800 mil serão investidos pela Prefeitura de São Bernardo neste ano para capacitação profissional de moradores por meio do Programa Emprega São Bernardo. No segundo semestre deste ano, outras 11 turmas darão início a suas atividades. Ao todo, 282 pessoas passarão pelos cursos nas áreas de açougueiro, auxiliar administrativo, excel, técnicas de manicure e pedicure, pintor imobiliário, auxiliar em operações logísticas e web designer. As inscrições para essas turmas já foram encerradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here