São Bernardo promove amanhã a 2ª edição do Mutirão de Atendimento do Procon para a Black Friday

Plantão ocorre no Poupatempo, sem agendamento prévio, com objetivo de proporcionar mais praticidade aos consumidores nestes dias de ofertas chamativas do comércio | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Órgão vinculado à Prefeitura, o Procon atuará em força-tarefa nesta sexta (29/11), com objetivo de ampliar volume de atendimentos, com mais praticidade aos solicitantes sobre dúvidas ou reclamações inerentes às compras durante esta Black Friday. A iniciativa, alinhada à gestão atual de São Bernardo do Campo, ocorre por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, nas instalações do Poupatempo, junto à Rua Nicolau Filizola, nº 100, na região central da cidade.

Além de ampliar o acesso à informação sobre os direitos e deveres dos consumidores, o plantão apoia àqueles que vão às compras, mas repleto de dúvidas e, por vezes, ainda tendo problemas na aquisição de produtos e serviços, diante dos descontos ímpares de grandes redes e dos estabelecimentos comerciais, de modo geral.

“Às vezes, por desconhecimento de regras simples, os consumidores tomam decisões de compra equivocadas e, na hora de resolver o problema, se perdem por não identificar detalhes que podem fazer toda diferença para realizar uma boa compra e sem imprevistos futuros. O plantão do Procon serve justamente para eliminar esses equívocos, por isso o atendimento será estendido nesse período que o público mais necessita de informações, de forma rápida e eficiente”, destaca o secretário de Assuntos Jurídicos, José Roberto Gil Fonseca.

Com expectativa de receber cerca de 200 pessoas durante o Mutirão, a equipe do Procon reforçará de modo prático as principais regras do Código de Defesa do Consumidor e cuidados que permeiam o momento da compra e a pós-aquisição, das mais diferentes categorias disponíveis no comércio.

Com base nos princípios do Código de Defesa do Consumidor, o Procon vai detalhar no plantão todos os direitos de cada cidadão, bem como todas as informações, que estão relacionadas à aquisição de produtos nos mais variados comércios. A coordenadora do Órgão em São Bernardo, Elaine Montemor, alerta para os principais itens durante a escolha dos consumidores: razão social, CNPJ, endereço físico e canais de contato do estabelecimento.

“Na empolgação pelas ofertas, os consumidores deixam ainda escaparem dados de identificação da loja, que são fundamentais para evitar transtornos. Por vezes, também deixam de notar as diferenças de valores e descontos, entre o anúncio e a efetivação da compra e, ainda pior, sobre a reputação da loja na qual está realizando as compras e conduta da mesma para a logística e garantias de entregas. Por isso, estaremos de prontidão para melhor auxiliar o público”, reforça. Ainda de acordo com a coordenadora, essa iniciativa atrelada à Prefeitura, bem como todo o suporte em outras datas de demanda maior, tem contribuído para diminuir o volume de reclamações dos consumidores, que passam a estar mais atentos e munidos de informação correta.

Atendimento

O Procon funciona no Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.

 

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