Córrego Guarará recebe reforço estrutural

As intervenções no córrego Guarará foram necessárias devido a um processo erosivo que teve início no local | Foto: Divulgação/Semasa

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) executou obras de manutenção nas paredes de canalização e na calha (fundo) do córrego Guarará, na altura do número 3.300 da avenida Capitão Mário de Toledo de Camargo.

As intervenções foram necessárias devido a um processo erosivo que teve início no local. O reforço estrutural foi feito de concreto armado, com uma extensão de 30 metros, fortalecendo as paredes e a calha.

Demais serviços
As equipes do Semasa trabalham durante todo o ano realizando manutenções preventivas em todo o sistema de microdrenagem de Santo André. O trabalho envolve a limpeza de bocas de lobo. Só este ano, mais de 20 mil já foram limpas.

O Semasa possui ainda um cronograma de limpeza para atender os córregos e piscinões da cidade. São 80 quilômetros de cursos d’água, que recebem manutenção da autarquia, com capina e roçada da vegetação e limpeza de detritos, por meio de equipamentos mecânicos. Em julho, mais de 400 mil metros quadrados de margens foram capinadas.

Ao longo de 2020, diversas regiões da cidade receberam intervenções para ampliação das redes de drenagem, também chamadas de Galerias de Águas Pluviais (GAPs). Foram novas tubulações e diversas reformas no sistema, que beneficiaram os bairros Vila Homero Thon, Vila Sacadura Cabral, Santa Teresinha, bairro Jardim, Vila Pires, Centro, Paranapiacaba, Vila Assunção e Tamanduateí.

Obras de grande porte
Santo André, por meio do Semasa, também obteve financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) para a realização das obras do novo Complexo Cassaquera, que tiveram início em junho de 2020 e contemplam a canalização de um trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região.

A autarquia continua trabalhando de maneira preventiva, realizando vistorias e testes estruturais em córregos da cidade, cumprindo cronograma estipulado para que problemas maiores possam ser evitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here