Prefeitura de São Bernardo eliminará uso de papel

Desde 2017, política de modernização administrativa poupou um total de 378 árvores, por meio da economia de 3,7 milhões de folhas de papel | Foto: Gabriel Inamina/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo vai tornar digital todos os documentos administrativos físicos até o fim do primeiro semestre de 2020. A meta faz parte do programa SBC 100% Digital, que prevê a eliminação do uso de papel nos processos administrativos, trazendo um ganho significativo ao meio ambiente, além de maior comodidade ao cidadão. Desde 2017, a Administração já tornou digital cerca de 84% dos processos internos, dispensando o uso de 3,7 milhões de folhas de papel, o que representa um total de 378 árvores poupadas.

Hoje, são mais de 100 serviços – antes feitos de forma presencial, com uso de documentos físicos – disponíveis virtualmente pelo portal de atendimento da Prefeitura. Parte dos serviços também está disponível no aplicativo SBC na Palma da Mão. Pela plataforma, o morador pode agendar atendimentos nos postos avançados do Atende Bem, solicitar a segunda via do IPTU, consultar débitos, emitir certidões, fazer a consulta prévia de zoneamento, entre outros. Além disso, cerca de 207 mil processos e documentos já foram cadastrados digitalmente no sistema virtual.

“Mais do que trazer maior comodidade, a digitalização dos processos traz celeridade à tramitação, uma vez que dispensa o transporte de malotes, e transparência para a população, que pode acompanhar as etapas de suas solicitações por meio do portal. A medida também representa respeito pelo Meio Ambiente e coloca São Bernardo entre as cidades referência neste tipo de serviço”, enfatizou o prefeito Orlando Morando.

Para atingir a meta, a Prefeitura irá desenvolver um amplo programa baseado na identificação e ordenação de assuntos e serviços, mapeamento dos temas mais solicitados, virtualização dos serviços e treinamento de servidores para uso do novo sistema. “Fluxos automatizados fornecem maior agilidade, padrão, controle de produtividade, redução de erros, relatórios gerenciais, entre outros benefícios. Felizmente a maioria das áreas públicas e da própria população se mostrou muito engajada e aberta às mudanças”, completou o secretário de Administração e Inovação, Pedro Pinheiro.

Inclusão e conectividade

Além da modernização dos serviços públicos, a Prefeitura também deu início, em 2019, ao programa de Wi-Fi nas praças. Em uma primeira fase, foram contemplados os Parques Raphael Lazzuri, no bairro Anchieta, e Engenheiro Salvador Arena, no Rudge Ramos, a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, além do Parque da Juventude, recém reformado. A medida tem como objetivo democratizar o acesso à informação. Para acessar a internet, o usuário deve procurar a rede Wi-Fi SBC, preencher um breve cadastro ou usar a conta da rede social. Este modelo respeita as regras do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here