Troca de recicláveis por alimentos recomeça em Santo André

A cada 5 quilos de lixo reciclável o munícipe leva para casa um quilo de frutas, legumes e verduras | Foto: Helber Aggio/PSA

As trocas de resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti junto às comunidades carentes de Santo André foram retomadas, nesta última terça-feira (22). A ação realizada pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, estava suspensa desde março, no início da pandemia da Covid-19.

Com os critérios de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como distanciamento social, máscaras e álcool em gel, as trocas reuniram moradores do Núcleo dos Ciganos, pela manhã, e do Núcleo Capuava, no período da tarde. No total, foram descartadas mais de 3 toneladas de resíduos recicláveis. Em troca, foram distribuídos 600 quilos de batata, cebola, batata-doce, couve, alface, escarola, espinafre, laranja, mamão e melão.

Até o fim da pandemia, as ações ocorrerão de forma mais espaçada, com encontros mensais em cada núcleo. Além disso, as agendas em cada comunidade sofrerão alteração em relação aos dias em que as trocas eram realizadas até março.

O programa funciona da seguinte maneira, a cada 5 quilos de lixo reciclável o munícipe leva para casa um quilo de frutas, legumes e verduras. Atualmente, a iniciativa atende moradores de 14 comunidades carentes de Santo André, beneficiando mais de 70 mil pessoas, segundo a Prefeitura.

Agenda
A reportagem o Ponto Final entrou em contato com o Semasa, para conferir as próximas datas do programa. Em nota, o órgão informa que “a divulgação sobre agenda de trocas de recicláveis por alimentos é feita pontualmente com as famílias e as comunidades envolvidas”. Além disso, é possível conferir os próximos encontros no hotsite do programa, no qual constam as seguintes datas:

Imagem: reprodução

Obs.: Texto atualizado em 25 de setembro, para incluir informações sobre a agenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here