Conheça as startups que resolvem grandes dores do varejo brasileiro

Arte: Arquivo

Algumas startups têm desenvolvido tecnologias que contribuem com essa nova fase do varejo digital. De acordo com um estudo realizado pelo Liga Insights, existem 293 Retails – startups que oferecem soluções para o setor. Os empreendedores estão investindo cada vez mais em sistemas que transformam o modo de como os varejistas se relacionam com clientes e consumidores, otimizando processos e melhorando a experiência do cliente. Entre as soluções disponíveis no mercado é possível destacar startups voltadas ao e-commerce, inteligência artificial e pagamentos.

Para Leonardo Almeida, diretor executivo da Menu – marketplace que conecta bares e restaurantes às indústrias de bebidas e alimentos, a inovação no varejo vai muito além de permitir que o consumidor faça suas compras pela internet.“Existem diversas possibilidades de atingir os pequenos, médios e grandes varejistas. Mas para chegar nessas empresas é preciso somar conhecimento e experiência no setor ao uso de tecnologia. Aqui na Menu, por exemplo, agilizamos os processos de compra dos comerciantes conectando eles às indústrias e fornecedores na nossa plataforma, com entregas em até 48 horas” afirma.

Solução aplicada ao varejo impulsiona vendas

Com um “Robô Vendedor”, a GoBots automatiza os processos de vendas online possibilitando que os e-commerces e marketplaces atendam os clientes de forma rápida e totalmente automática – o que ajuda a aumentar a conversão de vendas online em mais de 30%. Criada em 2016, jovem e inovadora, a startup conta com mais de 130 clientes como Livraria Saraiva, Fast Shop, Acer, Electrolux, L’Oréal, entre outros. A GoBots proporciona diversas soluções para melhorar a experiência de compra, além de ajudar os lojistas a venderem cada vez mais.

Plataforma conecta comerciantes à distribuidores

A Menu conecta pequenos comerciantes como restaurantes, bares e pizzarias aos melhores fornecedores e distribuidores de bebidas e alimentos por meio de marketplace. Do site ou do celular, o dono do estabelecimento tem acesso aos melhores fornecedores do Brasil e pode comparar preço, comprar mais barato e receber tudo em até 24 horas. Além disso, a plataforma da startup possui uma tecnologia integrada à logística que ajuda no processamento de pedidos, até a gestão de estoque e transpor. Hoje a Menu cresce 50% ao mês e é uma solução completa de tecnologia para a indústria alimentícia, com duas unidades de negócio, mais de 100 mil clientes cadastrados e grandes atores no setor, como Alelo, Ambev, Unilever e Grupo Pão de Açúcar.

Falta de troco em estabelecimentos

A solução da Troco Simples transforma moeda comum em troco digital com o objetivo de simplificar as transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie para mudar a forma como varejistas e consumidores trabalham com o dinheiro. Jovem e inovadora, a startup que recebeu um aporte da Astella Investimentos e pretende ultrapassar mais de 5 milhões de trocos digitais entregues em 2020. De forma integrada aos sistemas de frente de caixa (PDV), o varejista consegue reverter as moedas comuns de troco em moedas digitais diretamente no CPF do consumidor.

Posteriormente, baixando gratuitamente o aplicativo da startup, o consumidor consegue consultar quanto tem de saldo. O dinheiro acumulado na plataforma pode render até 6% ao ano ou ser utilizado para recarregar credito no celular; cartão de transporte e até mesmo doar para causas humanitárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here