Conheça os programas de desenvolvimento de startups do Grupo Safira

Acelera Si9 e Safira Labs têm como objetivo auxiliar startups que querem crescer no mercado

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem mais de 12 mil startups cadastradas, um crescimento de 27% em comparação a 2018, quando tinha 10 mil. E não para por aí, uma pesquisa realizada pela Nielsen, mostrou que 54% dos jovens da chamada “Geração Z” (nascidos entre 1995 e 2015) pretendem abrir seu próprio negócio, indicando uma tendência de alta no segmento.

Diante de tanto desenvolvimento no setor, uma dúvida surge: com tanta concorrência, como se destacar e crescer no mercado de startups?

Foi pensando nesse questionamento que o Grupo Safira, empresa referência no ecossistema de energia e inovação, criou dois programas de pré-aceleração e aceleração voltados para esse público, mas, os empreendedores com mais experiência têm sido os demais êxito no contexto geral.

“Nosso grupo nasceu há 13 anos, com foco nas atividades do setor de comercialização de energia e consultoria na área. Contudo em 2018, criamos um plano para desenvolver uma inovação, que apoiasse o empreendedorismo digital com projetos que iam além da nossa área de conforto, pré-acelerando e acelerando startups que tivessem atuações sinérgicas com a Safira”, conta Mikio Kawai Jr., CEO do Grupo.

A partir disso, os programas têm como objetivo enxergar o grande potencial de startups que ainda estão em desenvolvimento e torná-las mais preparadas e com chances reais de escalabilidade.

Safira Labs e Acelera Si9

O Safira Labs é um dos programas do Grupo Safira e oferece mentorias em inovação, marketing, jurídico, financeiro, estratégico, entre outras, além de workshops e palestras, mentorias com profissionais externos reconhecidos pelo mercado e software de gestão de tarefas.

Podem participar desse programa as startups de base tecnológica B2C e B2B2C dos ramos de regtech, autotech, fintech, wealthtechs, cleantechs, insurtechs, retailtechs, HR techs e datatechs.

Já o Si9, apesar de ter os mesmo objetivos, é voltado apenas para as cleantechs, energytechs e fintechs. Entre seus benefícios estão os investimentos do programa para a startup, mentorias com direção e um networking mais amplo.

Ambos os programas ainda proporcionam às startups a possibilidade de usar o espaço Vortex, um local físico colaborativo disponibilizado pelos programas, onde os colaboradores das startups podem compartilhar ideias e experiências com outros profissionais da área, fomentando a Inovação Aberta, que é um dos pilares da empresa.

As inscrições são totalmente gratuitas e os períodos de inscrição são divulgados com antecedência nas redes e sites dos programas. Depois de inscrito, o Grupo Safira avalia as startups, seleciona algumas candidatas e passa para o Pitch Day, que é um dia de apresentações. Depois vem a entrevista com as finalistas, seguida da divulgação das selecionadas, e por fim, o início do programa.

Dentre alguns itens que são levados em consideração durante a avaliação estão a equipe, a visão de mercado, capacidade de execução e a afinidade com o programa.

O Grupo Safira investiu nas últimas edições dos programas mais de R﹩ 5 milhões. Ao todo, o Safira Labs, já teve mais de 5000 startups inscritas e o Si9, teve mais de 200 startups inscritas, sendo 9 aprovadas. Eles estimam atingir mais 12 negócios nas próximas edições.

“Nós escolhemos acreditar em empreendedores e projetos em desenvolvimento, pois entendemos que a simpatia é um dos fatores que nos permite entender onde erramos e criar novas soluções, e com apoio, esse processo é mais fácil. Criamos esses programas para que sejam um lugar para experimentar, tomar riscos, ser monitorado e gerar oportunidades. Isso torna pessoas e negócios mais capacitados”, finaliza o CEO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here