Empresários conhecem novas tecnologias em São Bernardo do Campo

Fomentar a adoção de novas plataformas de produção e promover a troca de informações entre o setor empresarial e os principais desenvolvedores tecnológicos da região. Esta foi a proposta do 1º Encontro de Negócios de São Bernardo, realizado nesta sexta-feira (13) no Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec) – incubadora de projetos ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo –, localizado no bairro Baeta Neves.

Ao todo, foram 20 projetos apresentados a cerca de 60 importantes empresários do ABC, consultores ligados ao desenvolvimento de negócios e estudantes. Das propostas inovadoras apresentadas, 12 já estão pré-incubadas no Ceitec, onde recebem orientação sobre adaptação de cada projeto à realidade mercadológica, levando em consideração o retorno financeiro e a aplicabilidade das tecnologias em escala. Esta fase é denominada Sinergya.

Presente na feira, o sócio da empresa Fero Transportes e diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (Setrans), Fábio Roberto Alves Brigidio, disse ficar impressionado com os projetos expostos. “Está sendo um evento muito produtivo. Estes projetos estão sendo maturados e é importante ter esse feedback de quem já tem uma certa bagagem de mercado”, destaca o empresário.

Entre as ideias que mais chamaram sua atenção está o Ecotherm. O projeto propõe soluções ecológicas para resfriamento industrial, por meio de equipamentos de alta performance. “São equipamentos modulares para resolver problemas da indústria mundial, que é a troca térmica. Hoje, o sistema convencional consome muita água e componentes contaminantes e não funciona bem”, explicou seu criador, João Batista Bianchi. O sistema promete proporcionar um ganho produtivo de 15%, além de uma redução significativa de custos de manutenção, água e energia.

O encontro também contou com projetos de troca de talentos globais, por meio de intercâmbio entre startups, como propõe a Aiesec, além de aplicativos para facilitar convivência e comunicação em condomínios (CondWeb), e de incentivo ao turismo em São Bernardo (Orienta Bernô). Também marcaram presença os criadores das propostas Znap Travel, I9 Coleta e Meu Remédio.

“Muitas vezes a solução para um problema pontual da empresa é mais simples e viável do que se imagina, podendo ser sanado com tecnologias acessíveis, mas que requerem mentes empreendedoras e visionárias. Por isso idealizamos este evento, que visa aproximar os empresários e estes desenvolvedores tecnológicos”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here