Hub de Inovação de Santo André encerra primeira etapa de desafios com Prometeon

Seis dos sete desafios apresentados pela empresa estão em fase de desenvolvimento de projetos, com parceiros da rede de inovação da cidade | Foto: Helber Aggio/PSA

Os primeiros frutos da criação do Hub de Inovação de Santo André começaram a ser colhidos. A primeira etapa dos desafios apresentados pela Prometeon Tyre Group, em dezembro de 2020, foi concluída. Atualmente, a empresa está desenvolvendo os projetos de parcerias em seis dos sete desafios postados.

Na “Prometeon Challenge” foram apresentados desafios relacionados com o suporte ao desenvolvimento de projetos, sustentabilidade, novos processos e eficiência energética. As instituições integrantes do Parque Tecnológico apresentaram suas soluções e, neste momento, já há acordos sendo firmados com a empresa, com intermediação, acompanhamento e assessoria do Parque Tecnológico.

Atualmente, há buscas para parceiros interessados em um desafio ligado à permeabilidade a gases nas estruturas do pneu. Caso haja especialistas em materiais, os interessados podem entrar em contato com o Parque pelo e-mail rmandrade@santoandre.sp.gov.br.

O Parque Tecnológico de Santo André divulgou e buscou parceiros com a competência para desenvolver esses projetos, em parceria com o time técnico da Prometeon.

Além dos desafios, o Parque Tecnológico tem aproveitado recursos de fomento para viabilizar parcerias entre universidades públicas, privadas e a Prometeon. Até a submissão de projetos para a criação de centros de desenvolvimento para plataformas tecnológicas ligadas ao “Rota 2030” está sendo discutida a partir dessa chamada.

Para o gerente de engenharia de manufatura LATAM da Prometeon Tyre Group, Bruno Lodi, os resultados vindos por meio do Hub de Inovação são surpreendentes. “Saber que temos em Santo André uma iniciativa tão bem estruturada, com tanta competência, seriedade e com a possibilidade de encontrarmos soluções na nossa vizinhança foi realmente surpreendente. A iniciativa, que já é excelente, só foi superada pela competência das soluções identificadas e dos parceiros que temos de forma tão próxima e que sequer conhecíamos”, conta.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a equipe do Parque Tecnológico continuará trabalhando firme como um fio condutor para atrair cada vez mais investimentos, geração de emprego e renda para a cidade, além de fomentar todo o ecossistema de inovação.

“O Hub de Inovação, um dos braços do Parque Tecnológico de Santo André, começa a colher seus primeiros frutos. De maneira planejada e estruturada, um dos gigantes do segmento da borracha, a Prometeon, encontrou soluções inovadoras para parte dos seus desafios no rico e instigante ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do ABC. A conexão entre os principais atores é fundamental para o desenvolvimento da região ao longo das próximas décadas”, afirma Banzato.

Os resultados já alcançados nesta etapa inicial mostram quanto ainda é necessário realizar em favor da competitividade empresarial – sustentada em integração e sinergia institucional, ciência, tecnologia e inovação – para promover a competitividade da economia local.

A Prometeon, antiga Pirelli, inclusive tem aumentado a importância de sua operação em Santo André. Em outubro do ano passado, a empresa anunciou a instalação de armazém, após ampliação da área. O centro de distribuição de pneus terá área de 4 mil metros quadrados, com capacidade de armazenagem de 8.200 pneus da Linha Agro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here