São Bernardo lança segunda chamada para projetos de inovação tecnológica

0
377
Foto: Gabriel Inamine

Com objetivo de fomentar o empreendedorismo e a estruturação de negócios com veia tecnológica, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, lançou no último dia 10 a segunda chamada para captação de projetos que poderão ser incubados no Centro e Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec), localizado no bairro Baeta Neves. O edital, assim como cronograma do concurso, pode ser conferido na íntegra no jornal Notícias do Município (NM).

A expectativa é receber inscrição de cerca de 40 projetos, que passarão para a segunda fase de seleção, na qual terão que submeter suas propostas a um grupo técnico de jurados, formado por professores universitários e empresários. Ao todo, o edital irá selecionar 20 projetos de cunho inovador, levando em consideração a viabilidade mercadológica, grau de inovação, demanda, entre outros conceitos.

“Tenho plena convicção de que uma região grande como a nossa necessita de um centro de referência na área tecnológica que de fato se proponha a ajudar empreendedores e empresas com boas idéias e poucas oportunidades”, destaca o prefeito Orlando Morando, durante cerimônia de lançamento do edital, realizado no Ceitec. O evento também contou com presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e do diretor da pasta, Sadao Hayashi.

De acordo com Minami, com o lançamento do segundo chamamento de projetos, a pasta cumpre uma importante etapa para consolidar o parque tecnológico, por meio da implantação de um centro de inovação tecnológica. “Muitas empresas de ponta começaram assim. Queremos fortalecer este espaço para trazer projetos do Brasil todo e, assim, fomentar ainda nossa economia”, salienta. Os projetos exitosos terão como compromisso se firmarem em São Bernardo, como forma de alavancar o pólo tecnológico da cidade.

Projetos pré-incubados

Atualmente, o Centro de Empreendedorismo conta com 18 projetos pré-incubados, na fase denominada Synergia. Entre as idéias estão os aplicativos para celular Meu remédio, Znap Travel e Amor em leite, sendo este último desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por alunas do ensino técnico da ETE Jorge Street, de São Caetano. O projeto propõe a criação de um aplicativo para intermediar a doação de mães lactantes aos bancos de leite.

Outra ideia de inovação incubada é a I9 Coleta, que propõe soluções para o descarte correto de materiais recicláveis. Os desenvolvedores propõem uma metodologia no qual o usuário residencial que utiliza materiais recicláveis, como Tetra Pak, garrafas Pet e outros, possa acionar um aplicativo para coleta do material em troca de pontos, que podem ser render produtos em uma rede de parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here