Startup iFriend inicia sociedade com Álvaro Garnero

Atualmente, empresa aposta no turismo nacional e mostra novos planos estratégicos | Foto: divulgação

Com dois anos de atuação no mercado internacional, intermediando o relacionamento entre o viajante e os guias locais (profissionais ou não), a plataforma iFriend segue em expansão. Já considerada a maior plataforma da América Latina em número de guias cadastrados, a startup anuncia sociedade com Álvaro Garnero, empresário que é referência para o turismo no Brasil, e escala para um novo plano de gestão.

Por causa dos impactos causados pelo coronavírus no setor de turismo, essa etapa que se inicia tem foco no turismo nacional e na prestação de diferentes serviços. Todos ainda relacionados ao principal diferencial da plataforma, a experiência de viagem personalizada.

De acordo com o CEO e um dos fundadores do negócio, Leonardo Brito, ao lado de Diogo Leão (CIO), a plataforma nasceu para resolver uma das dores de quem viaja para o exterior: a dificuldade de comunicação. Entre novembro e dezembro passados, antes da Covid-19 alterar as rotinas de bilhões de pessoas, a empresa chegou a registrar o atendimento a viajantes brasileiros em mais de 70 países. E a demanda seguia em franco crescimento.

“Além disso, o número de guias, que chamamos de iFriends, registrados na plataforma também está despontando. Quando começamos, eram 244, agora são mais 5.220 guias”, ressalta Brito. Ou seja, um aumento de mais de 2.000%.

Para ele, esse resultado pode estar relacionado à versatilidade da plataforma, porque não é só o guia profissional que pode se inscrever – o morador local também pode ser um iFriend e apresentar a sua localidade para os clientes da plataforma. Assim, o aplicativo acaba trazendo novas oportunidades para um grupo maior de pessoas. “A ferramenta tem um potencial de empregabilidade e conecta interesses de quem é apaixonado por turismo”, afirma Brito.

Toda essa capacidade de negócios e experiência já foi validada pelo Banco Fator, que realiza um trabalho de assessoria financeira na captação de recursos com fundos de investimentos. A capacidade de promover mudanças socioeconômicas é um fator de atração para novos investidores e foi esse aspecto, inclusive, que influenciou o empresário, apresentador e investidor Álvaro Garnero a integrar a plataforma.

“Investimento seguro é sempre bom, mas o que eu mais valorizo é o investimento social, e o iFriend dá uma chance a milhares de pessoas de exercerem uma profissão. Isso vira uma bola de neve: a pessoa vai estudar mais sobre o lugar em que mora, vai se orgulhar, vai cuidar melhor da sua própria casa e valorizar o turismo”, comenta Garnero.

Agora, com a mudança estratégica que prevê maior penetração e conhecimento de marca no mercado nacional, o negócio se apoiará em duas novas possibilidades. A primeira é a disponibilização de roteiros fechados, chamados de experiências – a Rota de Emoções é uma das opções disponíveis, que percorre destinos turísticos nos estados do Ceará, de Maranhão e Piauí. Entre as vantagens desses pacotes para o viajante, um planejamento financeiro mais amarrado e ainda assim exclusivo, uma vez que foi desenvolvido pelos iFriends da plataforma.

Além disso, a empresa, que atende 100% no ambiente digital, apostará ainda mais na tecnologia. “Vamos oferecer tours virtuais para quem quer ter a experiência cultural, mas não pode se deslocar por motivos pessoais. Interessados em conhecer o Centro antigo e o Novo Centro, ambos em São Paulo, e Campos do Jordão já poderão ter essa experiência a partir deste mês”, conta Brito. O momento é de ampliar o “sortimento de serviços e experiências”, reforça.

Planos de expansão
Apesar de toda a reviravolta sofrida pelo turismo por causa da pandemia, o iFriend segue com projetos de crescimento, que envolve a expansão das operações em Portugal, México, Canadá e Argentina. “Vamos concretizar esses planos já em 2021”, comenta o CEO.

Para isso, a plataforma de serviços busca interessados em investir no negócio. “Nesse processo, contamos com a assessoria do Banco Fator e já agregamos muito valor ao empreendimento com a entrada do Álvaro Garnero, que é referência para o turismo nacional, reconhecido pela Embratur por suas contribuições ao setor”, destaca Brito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here