UFABC e Insper se unem para formar empreendedores

Projeto criada na instituição do ABC para engajar universitários possibilitou a parceria | Foto: Divulgação

O projeto Protagonista Empreendedor já foi tema de reportagem nas páginas da Negócios em Movimento. Iniciativa do docente de Empreendedorismo da Universidade Federal do ABC (UFABC), Luciano Avallone Bueno, o programa foi criado em setembro de 2017 e segue em passos firmes na imersão de universitários no ambiente dos negócios inovadores.

Em agosto, o projeto possibilitou a parceria de duas respeitas instituições de ensino. Foi firmado um acordo entre a UFABC e o Insper, entidade de ensino superior e pesquisa nas áreas de Administração, Negócios e Economia, localizado na Capital.

A parceria prevê que o quarto ciclo do Protagonista Empreendor contará com dez alunos da UFABC e dez alunos do Insper. “A ideia principal é fazer essa mistura entre os alunos das duas instituições. A UFABC tem escopo muito forte voltado à Engenharia e o Insper tem um foco maior no mercado, de business. Essa mistura com certeza será uma experiência interessante”, projeta Bueno. O quarto ciclo do programa ainda não tem data definida para ter as inscrições abertas.

O terceiro ciclo do programa está em pleno andamento. Dos quase inscritos foram selecionados 17, entre alunos de graduação e pós da universidade federal. Destes, dez estão ligados a outras entidades estudantis da UFABC, onde desenvolvem diversos projetos ligados à tecnologia (como o desenvolvimento de foguetes, empresas de sustentabilidade e projetos com neurociência). O objetivo é dar ferramentas e conhecimento a esses estudantes sobre como modelar esses projetos para o mercado.

Os participantes visitaram 15 locais voltados ao empreendedorismo, como a Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (AUSPIN), Comitê Acelera FIESP – CAF, entre outras.

Paralelamente às visitas, os estudantes devem desenvolver um projeto de negócio, que tenha como ponto de partida um problema real e utilize ferramentas ágeis baseadas em lean startup, por exemplo. Os negócios serão apresentados a uma banca avaliadora em 17 de setembro, na Agência de Inovação da UFABC.

Até o momento, o Protagonista Empreendedor impactou cerca de 40 alunos diretamente e registrou cinco negócios encaminhados. Mais informações sobre o projeto: www.protagonistaempreendedor.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here