Água disponibilizada para moradores do ABC pode causar câncer

Análises feitas em cinco das sete cidades encontraram na água que sai das torneiras substâncias que excedem o limite de segurança

Arte: ABC Dados

O instituto ABC Dados, com base em levantamento da plataforma Mapa da Água, constatou que em cinco das sete cidades do ABC foram encontradas substâncias químicas e radioativas que oferecem risco à saúde em análises feitas na água tratada disponibilizada à população. As análises foram feitas entre 2018 e 2020.

Apenas em Mauá e Ribeirão Pires os estudos certificaram que as substâncias respeitam o limite que garantem a segurança no uso da água.

A pior condição foi encontrada nas análises de São Bernardo do Campo – foram registradas cinco substâncias que excedem o limite se segurança. Em Santo André, foram quatro; São Caetano do Sul, duas substâncias ultrapassaram os limites; por fim, em Diadema e Rio Grande da Serra foram encontradas uma substância acima do permitido.

Entre os riscos que o consumo da água fora dos padrões de segurança pode trazer para os seres humanos, estão a possibilidade de contrair doenças crônicas, como o câncer.

8 de março de 2022