Dia dos Namorados e onda de frio aquecem vendas do comércio

ACISBEC destaca movimento na semana que antecede a data comemorativa

O comércio de São Bernardo já se prepara para o Dia dos Namorados (12), uma ocasião importante para alavancar as vendas e que fecha a agenda de eventos comemorativos do setor no primeiro semestre do ano.

Os lojistas aguardam maior movimento na semana que anterior à data, já que os clientes programam a compra antecipadamente para presentear no dia, que neste ano será no domingo.

Para a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), os produtos mais procurados são, tradicionalmente, os artigos de vestuário, cosméticos e perfumaria, além de flores e eletroeletrônicos.

A data vem ainda reforçada pelo movimento junino, com a venda de artigos típicos dessa época em função das tradicionais Festas Juninas, que voltaram a acontecer presencialmente.

“As datas comemorativas estão sendo importantes neste momento de retomada da economia. Agora, os clientes estão mais seguros em fazer compras presenciais, que são mais estimuladoras. Apesar de tudo, o consumidor ainda está reticente. Ele vai comprar, mas prefere ser comedido por causa da alta da inflação e aumento dos juros”, explica Valter Moura, presidente da ACISBEC.

Ondas de frio

A previsão de queda na temperatura também é um indicador de elevação nas vendas, já que se trata de artigos, como vestuário e calçados, que são normalmente mais caros em comparação com os de outras estações do ano. “De qualquer forma, para a data e para o ano, esperamos consolidar um crescimento no consumo”, aposta o dirigente.

8 de junho de 2022