Dia Internacional da Mulher: conheça histórias inspiradoras de empreendedoras brasileiras

Exemplo de empreendedorismo e liderança, empresas fundadas por mulheres tem desempenho 63% melhor do que as fundadas por homens

O número de mulheres empreendedoras teve um aumento significativo nos últimos anos e, hoje, elas representam 48% dos 52 milhões de empreendedores do mundo, de acordo com dados da última pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM ) em parceria com o Sebrae. Mas, apesar dos números positivos, as mulheres ainda são as que têm menos acesso a programas de aceleração e aporte em seus negócios. De acordo com o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental de 2021, apenas 25% das empresas fundadas ou gerenciadas por mulheres conseguiram captar investimentos, contra 55% das empresas com predominância masculina. Ainda assim, dados coletados pela First Round Capital mostram que empresas fundadas por mulheres têm um desempenho 63% melhor do que aquelas fundadas exclusivamente por homens, isto porque as mulheres dedicam mais tempo à capacitação em temas como gestão e empreendedorismo.

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer algumas histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras que, mesmo diante de todos os desafios e preconceitos que persistem na sociedade, seguem superando os obstáculos e inovando em diversas áreas:

Monique Rodrigues – Clinicão 

Com quase 30 anos no mercado, a Clinicão é a primeira franqueadora de serviços veterinários do Brasil. Comandada pela carioca, Monique Rodrigues, o processo de criação do negócio começou em 1987, quando Monique foi aprovada no vestibular para veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em 1994, inaugurou a sua primeira clínica, em Guaratinguetá (SP), e inovou com procedimentos que se tornaram tendências no atendimento aos pets.

Monique Rodrigues CEO da Clinicão. | Foto: Divulgação.

Com o apoio do Sebrae e muito estudo, fez da clínica uma referência e ingressou no Franchising com o propósito de desenvolver veterinários empreendedores. Isto porque um aspecto marcante no negócio é que, além do suporte padrão de uma franqueadora para a franqueada, Monique, que também tem MBA em Gestão Empresarial e Economia, dá todo o suporte para o franqueado ou a franqueada – em geral, profissional da área da saúde animal – na sua formação e preparação para administrar um negócio. “Sei das dificuldades por experiência própria. Quando criei a clínica, foi bem complicado, pois, na faculdade de veterinária, não tive nenhum aprendizado na área de gestão. No mercado pet se observa, infelizmente, um baixo grau de profissionalismo nas diferentes áreas. Graves problemas de gestão são comuns nos empreendimentos, fazendo com que bons técnicos não atinjam os resultados esperados ou não evoluam profissionalmente”.

O sonho ganhou forma se transformando em uma rede com unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Hoje, a rede conta com 05 unidades e possui um modelo de clube de assinaturas, o Clinicão Plus, a rede aumentou seu faturamento bruto em 8% em 1 ano e, atualmente, conta com mais de 140 assinantes. O plano oferece assessoria virtual com uma equipe selecionada de veterinários, valores diferenciados nos atendimentos nas unidades Clinicão e farmácias de manipulação parceiras, além de conteúdos pet exclusivos. Em 2021, mesmo com o cenário de pandemia, a rede apresentou um crescimento médio de aproximadamente 35% no faturamento bruto de suas unidades e pretende para 2022 intensificar sua expansão pelo sudeste do país.

 “O desafio de empreender é ainda maior para nós mulheres e mães, ao ter que gerenciar a nossa carreira profissional e função materna. Infelizmente, a responsabilidade dos cuidados com a prole ainda recai mais sobre as mulheres. Para mim, o que me ajudou a atender a todos estes aspectos foi a organização, e acredito que meus filhos têm orgulho de ver a mãe deles empreendendo e gerando emprego e renda”, finaliza a CEO.

Site: www.clinicao.com.br 

Izabelly Miranda – Cuidare 

Após se formar em enfermagem, a potiguar Izabelly Miranda, decidiu empreender, criando, em 2016, a Cuidare Brasil em Natal (RN). O que começou como um projeto da faculdade, desenvolvido a partir de uma carência, percebida por Izabelly, de serviços de cuidadores qualificados e de forma humanizada, cresceu rapidamente e depois de dois anos liderando o mercado local, a empreendedora decidiu formatar o negócio para um modelo de franquias e dar oportunidade para outras mulheres empreenderem, e atualmente as mulheres correspondem a 80% dos postos de liderança da rede. A marca se transformou em uma das maiores redes de cuidadores do país, estando presente em 22 estados e no Distrito Federal, além de Lisboa e Portugal, com mais de 70 unidades, e operações em curso no Canadá e na Argentina.

“Aqui na Cuidare, nós mulheres, temos voz e vez. Nosso modelo de negócio tem muita sinergia com o empreendedorismo feminino. A mulher tem naturalmente sensibilidade e empatia, consegue entender a dor do outro, e em nosso segmento esse olhar humanizado faz a diferença”,  afirma Izabelly.

Izabelly Miranda compartilha que em sua empresa as mulheres tem vez. | Foto: Divulgação

A franqueadora ajustou toda a cadeia de operação e a gestão da rede à logística dos cuidadores e, para tal, elaborou um software para ajudar no gerenciamento de suas unidades, que intregra, por exemplo, um sistema de ponto de funcionários via celular por geolocalização, gerando relatórios com horários exatos, número de dias trabalhados, faltas, atestados, salário base, entre outros itens. “Mudamos imediatamente a logística dos nossos cuidadores, que não puderam mais fazer trabalhos extras e ficaram restritos a apenas um idoso. Além disso, desenvolvemos e lançamos uma cartilha de procedimentos para garantir a segurança dos assistidos”, completa

Trata-se de uma microfranquia e o franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado.

Site: www.cuidarebr.com.br   

Bianca e Tamara Dewes – Hey Peppers!

Marca quer expandir seus negócios em 2022. | Foto: Divulgação.

A marca gaúcha, fundada em 2013, pelas irmãs, empresárias e educadoras Tamara e Bianca Dewes, na cidade de Santa Rosa (RS), se consolidou no interior da região Sul em pouco tempo. Isto devido a seu crescimento impulsionado, em especial, pela “prata da casa”, ou seja, funcionários e alunos que se tornaram franqueados e correspondem, atualmente, a mais de 50% da rede.

Com 29 unidades, 26 no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e uma no Paraná, a meta agora é ampliar a atuação por toda região Sul partindo da experiência bem-sucedida em cidades menores.

Tamara, afirma acreditar que “por trás de toda grande marca, existem grandes mulheres. Por trás da Hey Peppers! não é diferente. Trazemos no nosso cerne uma equipe de peso formada por mulheres, e esse cuidado nos fez estar entre as melhores franquias do Brasil em 2021”, Bianca complementa que “grande parte da rede é formada por mulheres, estejam elas a frente da operação ou ao lado dos seus parceiros. Ao todo são 23 escolas Hey Peppers! lideradas por mulheres!”.

Site: https://www.heypeppers.com.br/

Karla Diebe – Foccus Cegonhas

Criada em março de 2020, em São Paulo (SP), a Foccus Cegonhas, primeira franquia de caminhões-cegonhas do país, nasceu com o objetivo de capitanear fundos para Karla Diebe montar sua própria clínica veterinária. Com Diebe à frente do negócio, a Foccus iniciou no Franchising em março de 2021, exatamente um ano após sua criação, e já chegou a 12 unidades espalhadas pelo Brasil. O negócio que a inspirou a empreender, além de gerar boas perspectivas de crescimento, requer um capital financeiro de baixo investimento. Após adquirir o negócio, o franqueado pode atuar por meio de dois modelos: no Home Based, ele opera em casa e cuida de toda a parte comercial. Já no Modelo Base, o empreendedor também dá apoio à logística, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho. A Foccus Cegonhas planeja entrar em diversas capitais da região Norte, além de cidades como Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Alçar novos voos por meio da internacionalização pela América do Sul também está nos planos da marca.

Karla conta que, hoje, a sua maior dificuldade é administrar o tempo perante tantas funções do dia-a-dia. “Administrar todas as tarefas da rotina de ser uma mulher empreendedora num ramo predominantemente masculino, dona de casa e mãe. Tenho orgulho da minha trajetória, pois ela me levou a ser a mulher independente que sou hoje. E estando em um cargo de liderança, comecei a dar mais importância em ter mulheres na minha equipe, trabalhando comigo. Conquistando cada dia mais o nosso espaço na sociedade, seja em cargos de importância em empresas ou empreendendo por conta própria.”

Site: https://foccuscegonhas.com.br/lp/transporte-de-veiculos-cegonhas/

Bia Willcox – WOWL

A carioca Bia Willcox, 53 anos, é educadora, empresária, jornalista, palestrante, advogada e membro da comissão OAB VAI À ESCOLA, projeto que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula. Desde 2009, possui sua própria escola bilíngue, a Wowl Education, que possui metodologia própria e oferece programas internacionais semelhantes às das escolas estrangeiras, mesclando o ensino em inglês com matérias como matemática, história, biologia e educação socioemocional. Durante a pandemia, a empreendedora idealizou e criou a plataforma do curso com aulas ao vivo para crianças e adultos.

Hoje, o projeto conta com alunos de todo o Brasil e também Portugal. Sempre criativa, Bia junto com o ilustrador Atlan Coelho, criaram a série de livros infantis em inglês, o “The W Street Family”, que terá seu primeiro livro publicado pela Amazon este ano e também já possui contrato assinado com a TV Cultura para produção de uma animação sobre a série de livros. Nas obras serão abordados temas da cultura inglesa/americana e também temais atuais ligados às diversidades do mundo. Bia como palestrante aborda diferentes temas, como empreendedorismo, tecnologia na educação e o desenvolvimento da criatividade, os novos paradigmas das relações sociais, Geração Z e empreendedorismo nas escolas públicas. Além disso dá aulas de Marketing e é professora na plataforma Descomplica e ICL (Instituto Conhecimento Liberta).

”Comecei a empreender aos 24 anos com dois filhos pequenos. Por mais apoio que tenhamos, a vida se torna um desafio. Passei por planos econômicos, recessão, inflação, separação, nova paixão, e também decepção em diversos campos. As dificuldades me fazem querer inovar e fiz disso um hábito em minha vida. Esbarrei em machismos e pessoas tóxicas. Mas também fiz ótimas parcerias, e conheci tantos que me ajudaram em minha trajetória. Não dá para romantizar escolher ser uma mulher empreendedora, são muitas horas de trabalho, investimento de tempo e dinheiro. Há caminhos mais fáceis com certeza, mas nesse meu caminho, há algo que me faz acordar todo dia renovada em querer continuar a escrever esta história”, finaliza Bia.

Site: https://2022.wowl.com.br/