Motéis preveem estagnação na taxa de ocupação no Dia dos Namorados

A principal data para os motéis, o Dia dos Namorados (12), está abaixo da expectativa. Empresário do setor estima que a taxa de ocupação deve ser igual ou abaixo à registrada no mesmo período do ano passado. Os encontros românticos não escapam à inflação e ao aumento do desemprego, segundo a justificativa.

Para o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), a preocupação tem fundamento. “As pessoas estão ávidas por sair, mas está tudo mais caro, um passeio, um presente, tudo tem de ser planejado. A conta fica sempre para o empresário, que não consegue repassar os custos. No caso dos motéis, a saída é usar a criatividade com a gastronomia e decoração”, sugere.

O proprietário do Ramsés Motel, de São Bernardo, Diego Moreno Bianchi, disse que o Dia dos Namorados neste ano será semelhante ou pior do que o do ano passado. “Este ano tivemos uma queda com referência vertical mês a mês entre 15% a 20% no faturamento. A nossa preocupação é que o Dia dos Namorados seja semelhante”, acrescentou.

A esperança, entretanto, é aproveitar a expertise, segundo Moreno. O Motel Ramsés foi inaugurado há 18 anos, conta com 20 quartos e 22 colaboradores. Moreno antecipa que estão em construção outros 10 quartos. De acordo com ele, o faturamento teve uma leve melhora em maio.

“A data é considerada o grande termômetro do setor. Em geral, na ocasião, os consumidores que não são usuários do serviço costumam ir! Por isso, precisamos estar prontos para recebê-los e demonstrar uma ótima experiência de hospitalidade e também gastronômica. Desta maneira, conseguimos quebrar tabus e cativar novos públicos nessa data, que é muito importante no nosso calendário”, revela o empresário.

Ele disse que vai programar promoções como pacotes focados para quem busca experiência romântica como decoração e atendimento diferenciado, com brindes especiais.

Sobre a comemoração oficial ser em uma segunda-feira, o empresário disse que não atrapalha porque os clientes procuram fazer a programação no fim de semana.

“Há aqueles que têm preferência em comemorar na própria data, independentemente de ser um dia útil. Como somos um estabelecimento tradicional, estamos com procura para o fim de semana e para o dia mesmo”. Segundo o empresário, o estabelecimento atende 24 horas, com funcionamento de serviço de cozinha.

7 de junho de 2023